Democracia fora de grandes centros urbanos: políticas de educação cívica no ensino básico brasileiro

Autores

  • Maria Pereira Barretos
  • Renata Dantas de Morais e Macedo

Palavras-chave:

Educação Cívica, Educação Básica, Políticas Públicas, Descentralização

Resumo

Com o combate à corrupção sendo inserido em diversas agendas políticas, as políticas públicas de educação cívica no Brasil têm ganhado força nos últimos anos. Porém, elas geralmente se concentram em grandes centros urbanos, deixando de lado regiões afastadas ou descentralizadas. Devido à grande relevância da educação cívica como direito assegurado na constituição brasileira, este artigo aborda a descentralização de educação cívica a partir de duas políticas em um município no interior do estado de Goiás. As duas políticas públicas na edição piloto, Projeto Educação de Valores (2018) e Estudantes de Atitude (2019), são avaliadas pelo processo de implementação e o impacto sobre suas populações locais. Os estudos de caso possuem análises feitas pelas instituições formuladoras, ambas de âmbito estadual em Goiás. Os resultados são positivos quanto à efetividade, porém os mesmos confirmam diversos desafios em regiões afastadas, entre elas baixa capacidade escolar e percepção negativa sobre o impacto.

Biografia do Autor

Maria Pereira Barretos

Cientista política atualmente realizando seu doutorado. Ela investiga políticas públicas, geralmente de modo comparativo na América Latina, com principal enfoque sobre instituições políticas e áreas de direitos humanos, como educação e saúde. Seu tempo como pesquisadora da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás em 2020 a 2022 deu fruto a este trabalho, em que houve análises a fundo a respeito dos dois projetos em questão.

Renata Dantas de Morais e Macedo

Promotora de Justiça da 8ª Promotoria de Rio Verde, município do Estado de Goiás. Ela é coordenadora das Promotorias de Justiça de Rio Verde, atuando na área da infância e juventude, no entanto já atuou na defesa do patrimônio público e combate à corrupção. Ela deu origem ao projeto Educação de Valores, trabalhando na divulgação e melhoria de impacto em programas de educação cívica 

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Publicado

2023-12-05

Como Citar

Barretos, M. P., & de Morais e Macedo, R. D. (2023). Democracia fora de grandes centros urbanos: políticas de educação cívica no ensino básico brasileiro. Revista Parlamento E Sociedade, 11(21), 15–29. Recuperado de https://parlamentoesociedade.emnuvens.com.br/revista/article/view/267

Edição

Seção

Artigos