Democracia fora de grandes centros urbanos: políticas de educação cívica no ensino básico brasileiro
Keywords:
Educação Cívica, Educação Básica, Políticas Públicas, DescentralizaçãoAbstract
Com o combate à corrupção sendo inserido em diversas agendas políticas, as políticas públicas de educação cívica no Brasil têm ganhado força nos últimos anos. Porém, elas geralmente se concentram em grandes centros urbanos, deixando de lado regiões afastadas ou descentralizadas. Devido à grande relevância da educação cívica como direito assegurado na constituição brasileira, este artigo aborda a descentralização de educação cívica a partir de duas políticas em um município no interior do estado de Goiás. As duas políticas públicas na edição piloto, Projeto Educação de Valores (2018) e Estudantes de Atitude (2019), são avaliadas pelo processo de implementação e o impacto sobre suas populações locais. Os estudos de caso possuem análises feitas pelas instituições formuladoras, ambas de âmbito estadual em Goiás. Os resultados são positivos quanto à efetividade, porém os mesmos confirmam diversos desafios em regiões afastadas, entre elas baixa capacidade escolar e percepção negativa sobre o impacto.
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