Panorama do Financiamento da Educação no Estado de São Paulo: Escolhas Alocativas e Governança do Gasto Público entre 2013 e 2022

Autores/as

  • Lauana Simplício Pereira
  • Ursula Peres
  • Renata Bichir

Palabras clave:

Educação, financiamento educacional, manutenção e desenvolvimento do ensino, governança orçamentária, orçamento público

Resumen

O estudo examinou o financiamento público da educação no estado de São Paulo, buscando compreender como se deu a alocação de recursos ao longo de uma década e mapeando as estruturas de governança orçamentária da educação estadual. Em um estudo de caso, foram analisados dados quantitativos da execução orçamentária de 2013 a 2022 e mapeadas as regras formais que orientam o financiamento educacional paulista. Os resultados destacam a evolução dos gastos com educação ao longo dos anos, a influência da crise de 2015-2019 no financiamento, as áreas prioritárias de alocação e transferências feitas aos municípios, permitindo análises do regime de colaboração estabelecido. O estudo revela desafios na aplicação da regra constitucional de investimento mínimo em manutenção e desenvolvimento do ensino e um conflito distributivo relacionado à contabilização de inativos.

Biografía del autor/a

Lauana Simplício Pereira

Lauana Simplicio Pereira é graduada em Gestão de Políticas Públicas pela Universidade de São Paulo e mestranda no Departamento de Ciência Política da mesma instituição. É assessora parlamentar na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo desde 2020 e pesquisadora júnior do CEM/USP, onde estuda o financiamento de políticas educacionais

Ursula Peres

Ursula Peres é administradora pública pela EAESP/FGVSP e mestre e doutora em Economia pela mesma instituição. É professora do curso de Gestão de Políticas Públicas da EACH/USP, e dos mestrados em Gestão de Políticas Públicas e Mudança Social e Participação Política, ambos na EACH/USP. É pesquisadora do CEM/USP e do OIPP/USP. Foi pesquisadora visitante no King’s College Londres. Tem experiência na área de Administração Pública com ênfase em finanças públicas e orçamento público. Foi Diretora do Orçamento na Secretaria de Finanças de São Paulo e Secretária Adjunta de Planejamento, Orçamento e Gestão no Município de São Paulo.

Renata Bichir

Renata Bichir é graduada em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo, mestre em Ciência Política pela Universidade de São Paulo e doutora em Ciência Política pelo IESP-UERJ, com doutorado sanduíche em Berkeley. Entre 2011 e 2013, foi coordenadora geral no Departamento de Avaliação da Secretaria de Avaliação e Gestão de Informações do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (SAGI/MDS). Desde agosto de 2013, é professora nos cursos de graduação e pós-graduação em Gestão de Políticas Públicas da EACH/USP. Também é pesquisadora do Centro de Estudos da Metrópole (CEM/CEPID-Fapesp) desde 2001 e docente no programa de pós-graduação em Ciência Política pelo DCP/USP. Desde junho de 2019, é vice-coordenadora do programa de mestrado em gestão de políticas públicas

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Publicado

2024-10-04

Cómo citar

Pereira, L. S., Peres, U., & Bichir, R. (2024). Panorama do Financiamento da Educação no Estado de São Paulo: Escolhas Alocativas e Governança do Gasto Público entre 2013 e 2022. Revista Parlamento E Sociedade, 12(23), 17–37. Recuperado a partir de https://parlamentoesociedade.emnuvens.com.br/revista/article/view/288

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