Panorama do Financiamento da Educação no Estado de São Paulo: Escolhas Alocativas e Governança do Gasto Público entre 2013 e 2022

Authors

  • Lauana Simplício Pereira
  • Ursula Peres
  • Renata Bichir

Keywords:

Educação, financiamento educacional, manutenção e desenvolvimento do ensino, governança orçamentária, orçamento público

Abstract

O estudo examinou o financiamento público da educação no estado de São Paulo, buscando compreender como se deu a alocação de recursos ao longo de uma década e mapeando as estruturas de governança orçamentária da educação estadual. Em um estudo de caso, foram analisados dados quantitativos da execução orçamentária de 2013 a 2022 e mapeadas as regras formais que orientam o financiamento educacional paulista. Os resultados destacam a evolução dos gastos com educação ao longo dos anos, a influência da crise de 2015-2019 no financiamento, as áreas prioritárias de alocação e transferências feitas aos municípios, permitindo análises do regime de colaboração estabelecido. O estudo revela desafios na aplicação da regra constitucional de investimento mínimo em manutenção e desenvolvimento do ensino e um conflito distributivo relacionado à contabilização de inativos.

Author Biographies

Lauana Simplício Pereira

Lauana Simplicio Pereira é graduada em Gestão de Políticas Públicas pela Universidade de São Paulo e mestranda no Departamento de Ciência Política da mesma instituição. É assessora parlamentar na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo desde 2020 e pesquisadora júnior do CEM/USP, onde estuda o financiamento de políticas educacionais

Ursula Peres

Ursula Peres é administradora pública pela EAESP/FGVSP e mestre e doutora em Economia pela mesma instituição. É professora do curso de Gestão de Políticas Públicas da EACH/USP, e dos mestrados em Gestão de Políticas Públicas e Mudança Social e Participação Política, ambos na EACH/USP. É pesquisadora do CEM/USP e do OIPP/USP. Foi pesquisadora visitante no King’s College Londres. Tem experiência na área de Administração Pública com ênfase em finanças públicas e orçamento público. Foi Diretora do Orçamento na Secretaria de Finanças de São Paulo e Secretária Adjunta de Planejamento, Orçamento e Gestão no Município de São Paulo.

Renata Bichir

Renata Bichir é graduada em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo, mestre em Ciência Política pela Universidade de São Paulo e doutora em Ciência Política pelo IESP-UERJ, com doutorado sanduíche em Berkeley. Entre 2011 e 2013, foi coordenadora geral no Departamento de Avaliação da Secretaria de Avaliação e Gestão de Informações do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (SAGI/MDS). Desde agosto de 2013, é professora nos cursos de graduação e pós-graduação em Gestão de Políticas Públicas da EACH/USP. Também é pesquisadora do Centro de Estudos da Metrópole (CEM/CEPID-Fapesp) desde 2001 e docente no programa de pós-graduação em Ciência Política pelo DCP/USP. Desde junho de 2019, é vice-coordenadora do programa de mestrado em gestão de políticas públicas

References

BRASIL. Constituição Federal de 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em 01 Fev. 2024.

BRASIL. Emenda Constitucional 14 de 1996. Modifica os arts. 34, 208, 211 e 212 da Constituição Federal e dá nova redação ao art. 60 do ADCT. 1996a. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Emendas/Emc/emc14.htm. Acesso em 01 Fev. 2024.

BRASIL. Lei nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm. 1996b. Acesso em 01 de Fev. 2024.

BRASIL. Lei nº 11.738 de 16 de julho de 2008. Regulamenta a alínea “e” do inciso III do caput do art. 60 do ADCT, para instituir o piso salarial profissional nacional para os profissionais do magistério público da educação básica. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11738.htm. 2008. Acesso em 03 de Fev. 2024.

BRASIL. Supremo Tribunal Federal. Ação Direta de Inconstitucionalidade 5719. Entrada no STF em 05 Jun. 2017. Disponível em: https://portal.stf.jus.br/processos/detalhe.asp?incidente=5203861. Acesso em 01 Fev. 2024.

BRASIL. Emenda Constitucional nº 108. Disponível em: <https://www.in.gov.br/web/dou/-/emenda-constitucional-n-108-274384345>. Acesso em 01 Fev. 2024

CALLEGARI, C. O FUNDEB e o financiamento da educação pública no Estado de São Paulo 5.ed. atual. e ampliada São Paulo: Aquariana: IBSA: APEOESP, 2010. 584p

CASTRO, J. A. Financiamento e gasto público na educação básica no Brasil: 1995-2005. Educação & Sociedade, v. 28, n. 100, p. 857-876, 2007.

COUTO, L. F.; CARDOSO JR,, J. C. Governança Orçamentária: Transformações e lacunas nas práticas de planejamento e orçamento no Brasil. Boletim de Análise Político-Institucional, v.19, p.75 - 82, 2018.

INEP. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Sinopses estatísticas da educação básica. Brasília. INEP, 2023.

MARQUES, F. A construção do futuro: Decreto de 1989 criou um modelo original de financiamento que permitiu o crescimento extraordinário das universidades estaduais paulistas. Revista de Pesquisa da Fapesp, 07 Jun. 2019. Disponível em: https://revistapesquisa.fapesp.br/2019/06/07/a-construcao-do-futuro/.

MARTINS, P. de S. O financiamento da educação básica como política pública. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE, [S.l.], v. 26, n. 3, abr. 2011. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/rbpae/article/view/19795.

PERES, U. D. Análise da governança do orçamento público. In: Eduardo Cesar Leão Marques. (Org.). As políticas do urbano em São Paulo. 1 ed. São Paulo: Editora Unesp, 2018, v. 1, p. 111-140.

PERES, U. D. Financiamento e políticas públicas educacionais: perspectiva normativa, dilemas e mudanças recentes. Rev. Parlamento e Sociedade, São Paulo, v.4, n.7, p.65-101, jul./dez. 2016

PINTO, J.M. de R. A política recente de fundos para o financiamento da educação e seus efeitos no pacto federativo. Educação e Sociedade, Campinas, v. 28, n. 100, p. 877-897, Out. 2007. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302007000300012&lng=en&nrm=iso.

PINTO. O financiamento da educação na Constituição Federal de 1988: 30 anos de mobilização social. Educação e Sociedade, Campinas, v. 39, n. 145, p. 846-869, Dez. 2018. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302018000400846&lng=en&nrm=iso.

MOVIMENTO PROFISSÃO DOCENTE. Planos de carreira e salários do Magistério Público Estadual - 2022. Versão 3. Janeiro de 2023. SÃO PAULO, Constituição Estadual de 1989. Disponível em: https://www.al.sp.gov.br/repositorio/legislacao/constituicao/1989/compilacaoconstituicao-0-05.10.1989.html. Acesso em 01 Fev. 2024.

SÃO PAULO. Lei 1.010 de Junho de 2007. Dispõe sobre a criação da São Paulo Previdência - SPPREV. Diário Oficial do Estado, São Paulo, SP, 02 Jun. 2007, p.1 Disponível em: https://www.al.sp.gov.br/norma/71946. Acesso em 01 Fev. 2024.SÃO PAULO. Lei 1.333 de Dezembro de 2018. Dispõe sobre o sistema de Educação

Profissional e Tecnológica do Estado, e dá outras providências. Diário Oficial do Estado, São Paulo, SP, 18 Dez. 2018, p.1 Disponível em: https://www.al.sp.gov.br/norma/188840. Acesso em 01 Fev. 2024.

SÃO PAULO. Lei 17.414 de 23 de setembro de 2021. Institui o Plano de Ações Integradas do Estado de São Paulo - PAINSP, com o objetivo de promover a assistência técnica e financeira do Estado de São Paulo, por intermédio da Secretaria da Educação, aos Municípios, em regime de colaboração, para melhoria da qualidade da educação básica pública. Diário Oficial do Estado, São Paulo, SP, 24 Set. 2021, p.1 Disponível em: https://www.al.sp.gov.br/norma/200114. Acesso em 03 de Abr. 2024.

SÃO PAULO. Lei 1.374 de 30 de março de 2022. Institui Planos de Carreira e Remuneração para os Professores de Ensino Fundamental e Médio, para os Diretores Escolares e para os Supervisores Educacionais da Secretaria da Educação. Diário Oficial do Estado, São Paulo, SP, 31 Mar. 2022, p.10. Disponível em: https://www.al.sp.gov.br/norma/202860. Acesso em 03 de Abr. 2024.

SÃO PAULO. Lei 17.575 de 11 de novembro de 2022. Altera a Lei nº 3.201, de 23 de dezembro de 1981, que dispõe sobre a parcela, pertencente aos municípios, do produto da arrecadação do ICMS. Diário Oficial do Estado, São Paulo, SP, 12 Nov. 2022, p.1. Disponível em: https://www.al.sp.gov.br/norma/205900. Acesso em 03 de Abr. 2024.

SÃO PAULO. Proposta de Emenda à Constituição n. 9 de 2023. Altera a redação da Constituição do Estado na forma que especifica. São Paulo, 2023. Disponível em: https://www.al.sp.gov.br/propositura/?id=1000505239.SÃO PAULO. Portal da Transparência do Estado de São Paulo. Disponível em: http://www.transparencia.sp.gov.br. Acesso em: 02 jan. 2024.

SCHICK, A. O PPB e o orçamento incremental. Revista de Administração Pública,v. 10, n. 2, p. 65, 1976.

SCHNEIDER, Aaron. Conflito político e instituições orçamentárias: aprofundando a democracia no Brasil. Revista de Sociologia e Política, p. 87-103, 2005.

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DE SÃO PAULO. Contas Anuais. Disponível em: https://www.tce.sp.gov.br/contas-anuais. Acesso em: 02 fev. 2024.

WILDAVSKY, A. The politics of the budgetary process. Boston: Little, Brown and Company, 1964

Published

2024-10-04

How to Cite

Pereira, L. S., Peres, U., & Bichir, R. (2024). Panorama do Financiamento da Educação no Estado de São Paulo: Escolhas Alocativas e Governança do Gasto Público entre 2013 e 2022. Revista Parlamento E Sociedade, 12(23), 17–37. Retrieved from https://parlamentoesociedade.emnuvens.com.br/revista/article/view/288

Issue

Section

Artigos