Aprendendo a Fiscalizar: Uma Experiência de Educação Fiscal Mediada por Tecnologias Cívicas em Escolas de São Paulo

Authors

  • Gisele Craveiro
  • Alexandre Gama
  • Carla Aragão
  • M. A. Tumbiolo Tosi Gioia
  • Silvia Craveiro

Keywords:

Educação Fiscal, Ensino Médio, Ensino Fundamental, Percepções da Comunidade Escolar, Tecnologias Cívicas

Abstract

Este artigo apresenta o estudo de caso do Projeto Aprendendo a Fiscalizar - Educação Fiscal em escolas de São Paulo, resultante de uma articulação intersetorial e cujo foco foi contribuir para o desenho de uma estratégia de inserção da Educação Fiscal nos anos finais do ensino fundamental (8º e 9º anos) e no ensino médio de cinco escolas públicas de ensino integral, entre 2017 e 2019. A pesquisa foi realizada por meio de uma abordagem qualitativa e descritiva e adoção de procedimentos bibliográficos e documental. O objetivo do trabalho é analisar o desenho de inserção da Educação Fiscal nas escolas participantes e as percepções da comunidade escolar (gestores, professores e estudantes). Os resultados encontrados apontaram para a ausência do debate na escola e a falta de formação dos professores para trabalharem o tema. Não obstante, a comunidade escolar destacou a relevância da experiência, realizada de modo horizontal e com plena autonomia
para execução do projeto de acordo com cada contexto escolar. Gestores e professores sinalizaram a necessidade de um número maior de formações e o aprimoramento das plataformas digitais utilizadas: Cuidando do Meu Bairro e Monitorando a Cidade, igualmente apontadas como ambientes de aprendizagem inovadores que contribuíram para o engajamento dos estudantes. 

Author Biographies

Gisele Craveiro

Professora da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP, credenciada no Programa de Pós Graduação em Mudança Social e Participação Política, Líder do grupo de pesquisa Colaboratório de Desenvolvimento e Participação (CoLab-USP). Doutora em Engenharia de Sistemas pela USP, Mestre pela Unicamp em Ciências da Computação. Email: giselesc@usp.br.

Alexandre Gama

Graduado em Gestão de Políticas Públicas pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACHUSP). Integrante do grupo de pesquisa CoLaboratório de Desenvolvimento e Participação (CoLab/USP). Bolsista de extensão pela EACH/USP entre os anos de 2018 a 2021 com o projeto Oficinas de Aplicativos Cívicos para o Controle e Participação Social. E-mail: alexandre.gama@usp.br.

Carla Aragão

Pesquisadora, educadora e jornalista. Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação/UFBA. Integrante dos grupos de pesquisa Educação, Comunicação e Tecnologias (GEC/UFBA) e CoLaboratório de Desenvolvimento e Participação (CoLab/USP). Mestre em Desenvolvimento e Gestão Social pelo CIAGS/UFBA e graduada em Comunicação Social (UFBA). Email: carla.aragao@ufba.br.

M. A. Tumbiolo Tosi Gioia

Atual presidente do Observatório Social do Brasil - São Paulo desde 2020, trabalhou na Receita Federal por quase 25 anos atuando em diversas áreas, em especial no Programa Nacional de Educação Fiscal. Administradora de Empresas pela EAESP-FGV, Especialista em Educação Fiscal e Cidadania pela Escola de Administração Fazendária (ESAF) e Mestre em Gestão e Políticas Públicas pela EACH-USP.

Silvia Craveiro

Professora da Etec CEPAM de Gestão Pública e coordenadora pedagógica. Professora supervisora de pesquisas de pré-iniciação científica em parceria com a USP. Doutora e Mestre em Administração Pública e Governo pela EAESP/FGV. Email: silvia@gestaopublica.etc.br.

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Published

2023-07-04

How to Cite

Craveiro, G., Gama, A., Aragão, C., Gioia, M. A. T. T., & Craveiro, S. (2023). Aprendendo a Fiscalizar: Uma Experiência de Educação Fiscal Mediada por Tecnologias Cívicas em Escolas de São Paulo. Revista Parlamento E Sociedade, 11(20), 96–118. Retrieved from https://parlamentoesociedade.emnuvens.com.br/revista/article/view/256

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Artigos