Aprendendo a Fiscalizar: Uma Experiência de Educação Fiscal Mediada por Tecnologias Cívicas em Escolas de São Paulo
Keywords:
Educação Fiscal, Ensino Médio, Ensino Fundamental, Percepções da Comunidade Escolar, Tecnologias CívicasAbstract
Este artigo apresenta o estudo de caso do Projeto Aprendendo a Fiscalizar - Educação Fiscal em escolas de São Paulo, resultante de uma articulação intersetorial e cujo foco foi contribuir para o desenho de uma estratégia de inserção da Educação Fiscal nos anos finais do ensino fundamental (8º e 9º anos) e no ensino médio de cinco escolas públicas de ensino integral, entre 2017 e 2019. A pesquisa foi realizada por meio de uma abordagem qualitativa e descritiva e adoção de procedimentos bibliográficos e documental. O objetivo do trabalho é analisar o desenho de inserção da Educação Fiscal nas escolas participantes e as percepções da comunidade escolar (gestores, professores e estudantes). Os resultados encontrados apontaram para a ausência do debate na escola e a falta de formação dos professores para trabalharem o tema. Não obstante, a comunidade escolar destacou a relevância da experiência, realizada de modo horizontal e com plena autonomia
para execução do projeto de acordo com cada contexto escolar. Gestores e professores sinalizaram a necessidade de um número maior de formações e o aprimoramento das plataformas digitais utilizadas: Cuidando do Meu Bairro e Monitorando a Cidade, igualmente apontadas como ambientes de aprendizagem inovadores que contribuíram para o engajamento dos estudantes.
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