Educação para a democracia – um estudo exploratório do Parlamento Jovem de Palmeira (PR)

Authors

  • Edson Gil Santos Júnior
  • Sérgio Soares Braga
  • Karina Vanessa Albano

Keywords:

Parlamento Jovem, Educação e Cidadania, Funções educativas dos parlamentos, democracia

Abstract

O objetivo desse artigo é fazer uma análise da experiência de letramento político no Parlamento Jovem da cidade de Palmeira, no Paraná, entre os anos de 2014 e 2021. Para tanto, efetuaremos uma caracterização geral desta experiência de educação parlamentar a partir de documentos internos da Câmara de Vereadores da cidade, e analisaremos indicadores dos resultados produzidos pelo programa ao longo do tempo, bem como questionários aplicados aos participantes no período. Os resultados indicam um aumento da compreensão dos conceitos de cidadania, democracia e funções dos parlamentos entre os participantes, bem como um engajamento efetivo na produção de proposições legislativas que tiveram impacto no funcionamento interno da Casa Legislativa.

Author Biographies

Edson Gil Santos Júnior

Doutor em Ciência Política pela Universidade Federal do Paraná (2022), mestre em Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2015), especialista em Gestão Pública (2011) e graduado em Comunicação Social - habilitação em Jornalismo (2005) pela UEPG. Atual como chefe do Departamento de Imprensa e Divulgação da Câmara Municipal de Ponta Grossa, sendo responsável pelo Programa Câmara Jovem, realizado pela instituição. Além disso, é professor universitário no curso de Publicidade e Propaganda da Unicesumar de Ponta Grossa, no estado do Paraná. 

Sérgio Soares Braga

Atualmente é professor associado permanente nível 4 do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Federal do Paraná (UFPR), pesquisador do Instituto Nacional em Ciência e Tecnologia em Democracia Digital (INCT-DD) e Bolsista Produtividade em Pesquisa nível 2 no CNPQ. Bacharel em Ciência Política pela Unicamp e em Ciências Econômicas pela UFPR, com mestrado em Ciência Política pela Unicamp (1996) e doutorado em Desenvolvimento Econômico pela Unicamp (2008).

Karina Vanessa Albano

Licenciada em História pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2016), Pedagogia (2017) e Filosofia (2019) pela Uninter, possui pós-graduação em coordenação pedagógica e psicopedagógica pela Fael e educação infantil pela Univeridade Positivo. Mestra em História, Cultura e Identidades pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2022). Coordenadora do Programa Parlamento Jovem (2014-2022), Câmara Municipal de Palmeira.

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Published

2023-07-04

How to Cite

Santos Júnior, E. G. ., Braga, S. S., & Albano, K. V. (2023). Educação para a democracia – um estudo exploratório do Parlamento Jovem de Palmeira (PR). Revista Parlamento E Sociedade, 11(20), 17–40. Retrieved from https://parlamentoesociedade.emnuvens.com.br/revista/article/view/251

Issue

Section

Artigos