O fio do tempo na tessitura do poder simbólico

passado, presente e futuro na efeméride dos 190 anos do parlamento brasileiro

Autores

  • Antonio Teixeira de Barros Centro de Formação da Câmara dos Deputados

Palavras-chave:

Parlamento, Democracia, Discurso político, Memória política, Poder simbólico

Resumo

Análises das representações políticas construídas pelos parlamentares durante a sessão solene em homenagem aos 190 anos do Parlamento brasileiro. Por se tratar de uma efeméride, as representações sobre o passado, o presente o futuro foram o fio condutor dos argumentos, de forma ritualizada. As imagens relativas ao passado evocam o heroísmo e as virtudes de figuras emblemáticas da história política. A história do parlamento é personificada na biografia heroica de figuras icônicas da política. Além disso, o parlamento é representado como vítima de perseguições políticas nos regimes ditatoriais. O presente tem como foco os seguintes elementos: as dificuldades nas relações interpoderes, a incompreensão perante a opinião pública e a imagem negativa decorrentes dos escândalos de corrupção. Quando se referem ao futuro, os oradores enfatizam os desafios: conquistar legitimidade perante a opinião pública e fortalecer os projetos de transparência e de permeabilidade às demandas da sociedade, na figura da “voz das ruas”.

Biografia do Autor

Antonio Teixeira de Barros, Centro de Formação da Câmara dos Deputados

Doutor em Ciências Sociais. Docente e pesquisador do Programa de Mestrado em Ciência Política do Centro de Formação da Câmara dos Deputados - CEFOR (Brasil)

Downloads

Publicado

2014-07-26

Como Citar

Barros, A. T. de. (2014). O fio do tempo na tessitura do poder simbólico: passado, presente e futuro na efeméride dos 190 anos do parlamento brasileiro. Revista Parlamento E Sociedade, 2(3), 11–37. Recuperado de https://parlamentoesociedade.emnuvens.com.br/revista/article/view/82

Edição

Seção

Artigos