Auditoria Cívica e Projeto Interventivo como exercício de Controle Social nas escolas do Distrito Federal
Resumen
O foco na educação como princípio básico de transformação de uma sociedade é o principal escopo deste artigo, que traz um relato sobre a experiência de projetos desenvolvidos nessa área pela Controladoria-Geral do Distrito Federal. Uma sociedade instruída é fortalecida. O conhecimento muda o potencial de atuação de uma nação, porque esta sabe defender seus direitos e está ciente de suas obrigações. O objetivo principal era levar conhecimento aos estudantes acerca de temáticas importantes para a cidadania, tais como: transparência, educação fiscal, educação financeira e controle social. De forma lúdica e dentro do contexto escolar dos alunos, conteúdos complexos foram transmitidos para que facilitassem a assimilação dos envolvidos, munindo-os com informações suficientes para a realização de uma auditoria pedagógica e um projeto de intervenção. Essas ações propiciaram uma transformação na mente dos participantes do projeto. Eles puderam ver na prática o que era ser um cidadão atuante, capaz de mudar realidades com suas atitudes.
Citas
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CONTROLADORIA GERAL DA UNIÃO. Controle Social. Disponível em: https://www.gov.br/cgu/pt-br/assuntos/controle-social. Acesso em 30 de outubro de 2021.
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