Cidadania Digital: Avaliando Duas Políticas de Educação Cívica em Goiás

Autores/as

  • Maria Barretos
  • Marjorie Lynn

Palabras clave:

políticas públicas, educação cívica, cidadania digital, democracia, participação social

Resumen

O seguinte estudo avalia duas políticas de educação cívica no Estado de Goiás, implementadas pela Controladoria Geral do Estado de Goiás. As duas políticas fortemente tentam enriquecer a cidadania digital com boas práticas cidadãs no meio digital, e ampliam o conhecimento sobre como participar da política, de modo digital e como integrante da sociedade civil. A revisão de literatura e os dados fornecidos pela própria instituição mostram taxas altas de abandono nas etapas iniciais. Pelos projetos serem à distância, tais taxas não são incomuns. Mesmo assim, o número de formandos de ambas as políticas varia entre 14% a 18% dos cidadãos inicialmente inscritos. Há boas avaliações nas pesquisas de satisfação com a população-alvo e as medidas para incentivar a cidadania digital são aprimoradas a cada projeto da equipe de transparência e controle social dentro da CGE. A abordagem diversificada, que incentiva a literacia do cidadão e amplia seu conhecimento de participação social é também um fator importante para o sucesso em políticas de educação cívica digital.

Biografía del autor/a

Maria Barretos

Mestranda em Ciência Política pela Universidade Federal de Goiás. Tem experiência como pesquisadora de políticas públicas nas áreas de educação cívica e saúde pública. Atualmente é pesquisadora da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (FAPEG).

Marjorie Lynn

Mestranda em Ciência Política pela Universidade Federal de Goiás. Graduada em Gestão de Políticas Públicas pela Universidade de Brasília e especialista em Gestão e Políticas Públicas pelo Ibmec. Atualmente é Gerente de Controle Social na Controladoria-Geral do Estado de Goiás.

Citas

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Publicado

2022-06-21

Cómo citar

Barretos, M., & Lynn, M. . (2022). Cidadania Digital: Avaliando Duas Políticas de Educação Cívica em Goiás. Revista Parlamento E Sociedade, 9(16), 15–26. Recuperado a partir de https://parlamentoesociedade.emnuvens.com.br/revista/article/view/206

Número

Sección

Artigos