A Psicologia Vai à Escola: Aportes para a Implementação da Lei 13.935/2019

Authors

  • Rodrigo Toledo

Keywords:

Escola, Formação, Implementação, Lei 13.935/2019, Psicologia, Psicologia Escolar

Abstract

Diante dos atuais desafios enfrentados pela escola pública, é imperativo contar com o apoio de profissionais qualificados e capazes de apoiar seu enfrentamento. A partir desta problemática, este ensaio versa sobre o escopo, o papel e as funções da psicóloga escolar, com vistas a empreender uma discussão sobre a implementação da Lei 13.935/2019. A fundamentação teórica ancorou-se na perspectiva crítica de psicologia escolar que, por sua vez, permitiu que fossem apresentados sete pressupostos para a atuação profissional em psicologia escolar, organizados em torno de um eixo intitulado “Reposicionamento de aspectos teóricos e de aprofundamento”. Propôs-se, também, dezenove objetivos organizados em torno de um tema denominado “Desenvolvimento de elementos críticos que envolvam a atuação profissional”. Tais objetivos permitiram concluir que o desafio da psicóloga escolar está na adesão ou não de uma postura crítica e inventiva no exercício de seu trabalho. Finalmente, argumenta-se que tal postura é imprescindível para a construção de um trabalho comprometido com a transformação da realidade, um valor imprescindível para a implementação da Lei 13.935/2019.

Author Biography

Rodrigo Toledo

Doutor em Educação: Psicologia da Educação, Mestre em Educação e Psicólogo Escolar. Professor do curso de Psicologia da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) e da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). E-mail: toledordg@gmail.com.

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Published

2024-07-03

How to Cite

Toledo, R. (2024). A Psicologia Vai à Escola: Aportes para a Implementação da Lei 13.935/2019. Revista Parlamento E Sociedade, 12(22), 101–119. Retrieved from https://parlamentoesociedade.emnuvens.com.br/revista/article/view/286

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