A equidade de aprendizagem no ensino fundamental da rede municipal de São Paulo entre 2011 e 2017
Abstract
Diante da emergência cada vez mais destacada da equidade educacional como pilar da qualidade do ensino e da concretização do direito das crianças e jovens à Educação, mensurar indicadores de aprendizagem para além das médias torna-se uma necessidade. A busca pela equidade na política educacional deve se pautar por diagnósticos de quais grupos devem ser priorizados na distribuição de recursos pedagógicos e financeiros nas redes de ensino. A presente pesquisa busca evidenciar a evolução da equidade educacional entre territórios da cidade de São Paulo no período de 2011 a 2017, oferecendo insumos para uma avaliação da última gestão da Prefeitura de São Paulo (2013-2016) no aspecto do enfrentamento de desigualdades. Foram comparados os resultados médios do Ideb nas escolas municipais do primeiro ciclo do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano), agregadas nas diferentes Subprefeituras de São Paulo. Os resultados mostram que, embora todas as Subprefeituras tenham evoluído positivamente no Ideb, houve redução da desigualdade centro-periferia – movimento observado tanto no componente de aprendizagem quanto no de fluxo – mas ampliação na soma das diferenças entre as regiões. As variações observadas não foram suficientes para equalizar adequadamente as oportunidades educacionais, que mantêm um perfil de privilégio para as escolas centrais do município.