Avanços Legais na Perspectiva das Políticas Públicas de Educação para as Relações Étnico-raciais

Autores

  • Vanize Zambom Niederauer
  • Alexsandro do Nascimento Santos
  • Vanessa Ester Ferreira Nunes
  • Tarsila Roquete Fernandes de Oliveira Santiago

Palavras-chave:

Educação das Relações Étnico-raciais, Instrumentos Normativos, Diretrizes Curriculares Nacionais para a ERER, Implementação

Resumo

Este artigo apresenta resultados da investigação desenvolvida no campo da implementação de políticas educacionais em perspectiva antirracista, o objetivo central é contribuir para a compreensão do processo de construção, consolidação e enraizamento de instrumentos normativos orientadores do trabalho com educação das relações étnico-raciais (ERER) nos sistemas de ensino a partir da emergência da Lei Federal nº 10.639/03. A investigação valeu-se da abordagem qualitativa com análise documental, incidindo sobre fontes legais e paralegais. Conclui-se que, em nível nacional, o processo de construção e consolidação dos instrumentos normativos para institucionalização da ERER se estabeleceu a partir na interação tensa e dialética entre o esforço epistemológico e político dos movimentos sociais negros no Brasil e as estruturas governamentais dos Poderes Legislativo e Executivo. Esse processo ainda está inconcluso e que há um espaço significativo para seu aprimoramento e evolução, especialmente quanto ao enraizamento dessas normas nos sistemas subnacionais de educação.

Biografia do Autor

Vanize Zambom Niederauer

Universidade Cidade de São Paulo (UNICID), São Paulo – SP – Brasil. Mestra em Educação.Graduada em Comunicação Social (PUC/SP). Gestora de implementação de Programas e Projetos Educacionais no Instituto Unibanco. E-mail vanizez@gmail.com

Alexsandro do Nascimento Santos

Universidade Cidade de São Paulo (UNICID), São Paulo – SP – Brasil. Doutor em Educação e Professor do Programa de Doutorado em Educação da Universidade Cidade de São Paulo – UNICID. E-mail alexsandrosantos1980@gmail.com

Vanessa Ester Ferreira Nunes

Universidade Cidade de São Paulo (UNICID), São Paulo – SP – Brasil. Doutoranda em Educação (bolsista CAPES), Mestra em Políticas Públicas. Professora do Centro Universitário Braz Cubas, Centro Universitário Carlos Drummond de Andrade e da Faculdade de Suzano – UNIESP. Advogada sócia do escritório Denis Nunes Sociedade de Advogados. E-mail vanessa@dnsa.com.br

Tarsila Roquete Fernandes de Oliveira Santiago

Universidade Cidade de São Paulo (UNICID), São Paulo – SP – Brasil. Mestranda em Formação de Gestores Educacionais. Diretora de Escola Técnica (CEETEPS).E-mail tarsilarte@gmail.com

Referências

ALBERTI, Verena; PEREIRA, Amilcar Araújo. História do Movimento Negro no Brasil: constituição de um acervo de entrevistas de história oral. Anais do III Congresso Brasileiro de Pesquisadores Negros. Universidade Federal do Maranhão, 2004.

ALMEIDA, Sílvio Luiz de. Racismo Estrutural. Coleção Feminismos Plurais. São Paulo, Pólen, 2019.

ALVES, Luciana. Ser branco: no corpo e para além dele. São Paulo, Hucitec, 2012.

BENEDITO, Beatriz Soares; CARNEIRO, Suelaine e PORTELLA, Tania (orgs). Lei 10.639/03: a atuação das Secretarias Municipais de Educação no ensino de história e cultura africana e afro-brasileira. São Paulo: Instituto Alana, 2023.

BENTO, Maria Aparecida Silva. Pactos Narcísicos no Racismo: branquitude e poder nas organizações empresariais e no poder público. Tese (Doutorado em Psicologia) - Programa de Pós-Graduação do Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo, 2002.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República, 2016. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao.htm. Acesso em: 14 jun. 2022.

BRASIL. Lei nº 10.172, de 9 de janeiro de 2001. Aprova o Plano Nacional de Educação e dá outras providências. Portal da Legislação – governo federal. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/leis_2001/l10172.htm. Acesso em: 10 jun, 2021

BRASIL. Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira”. Portal da Legislação – governo federal. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.639.htm. Acesso em: 05 jul. 2020.

BRASIL. Lei nº 10.678, de 23 de maio de 2003. Cria a Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, da Presidência da República, e dá outras providências. Portal da Legislação – governo federal. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.678.htm. Acesso em: 25 jul. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Plano Nacional de Implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-raciais. Brasília, 2008.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Pluralidade Cultural.

BRASIL. Resolução nº 1, de 17 de junho de 2004. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/res012004.pdf. Acesso em 14 jun. 2020.

BRASIL. Brasília: Ministério da Educação: Secretaria de Ensino Fundamental, 1998.

CARNEIRO, Aparecida Sueli. A Construção do Outro como não-ser como fundamento do ser. 2005. 339f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2005.

DIAS, Lucimar Rosa. Quantos passos já foram dados? A questão de raça nas leis educacionais – da LDB de 1961 à Lei 10.639, de 2003. In: ROMÃO, Jeruse (Org.) História da Educação do Negro e outras histórias. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2005.

DORNELLES, Ana Paula Lacerda. A tramitação da lei 10.639 de 2003: a construção de uma política pública educacional no Brasil no Congresso Nacional e no Conselho Nacional de Educação. Tese de Doutorado. Minas Gerais. PUC-MG. Belo Horizonte, 2020.

FRASER, Nancy. Da redistribuição ao reconhecimento? Dilemas da justiça numa era “pós-socialista”. Cadernos De Campo (São Paulo - 1991), v.15, n.14-15, p. 231-239, 2006.

GOMES, Nilma Lino. Educação cidadã, etnia e raça: o trato pedagógico da diversidade. In: Racismo e anti-racismo na educação: repensando nossa escola. São Paulo: Selo Negro. 2001: 83-96.

GONZALEZ, Lélia. Racismo e Sexismo na cultura brasileira. Revista Ciências Sociais Hoje, Anpocs, p. 223-244, 1984.

GONZALEZ, Lélia; HASENBALG, Carlos. Lugar de Negro. Rio de Janeiro: Editora Marco Zero Limitada, 1982.

HASENBALG, Carlos; SILVA, Nelson do Valle. Relações raciais no Brasil contemporâneo. Rio de janeiro: Rio Fundo Editora; Iuperj, 1992.

HENRIQUES, Ricardo. Desigualdade racial no Brasil: evolução das condições de vida na década de 90. Brasília: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, jul. 2001.

IBGE. Desigualdades Sociais por cor ou raça no Brasil. Biblioteca IBGE, 2020. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv101681_informativo.pdf.

IPEA. Retrato das Desigualdades de Gênero e Raça. Disponível em: https://www.ipea.gov.br/retrato/indicadores.html. Acesso em 19 jul. 2021.

JACCOUD, Luciana; BEGHIN, Nathalie. Desigualdades raciais no Brasil: um balanço da intervenção governamental. Brasília: Ipea, 2002.

KILOMBA, Grada. Memórias da plantação: Episódios de racismo cotidiano. Tradução Jess Oliveira. Rio de Janeiro, Cobogó, 2020.

MOREIRA, Adilson. Racismo Recreativo. Coleção Feminismos Plurais. São Paulo: Pólen, 2019.

MUNANGA, Kabengele. Educação e Cotas. In: Audiência Pública do Supremo Tribunal Federal. Brasília, 2010.

NOGUEIRA, Simone Gibran. Ideologia da Supremacia Racial Branca: processos de colonização e descolonização. Revista Psicologia e Sociedade, Belo Horizonte, v.25, p. 23-32, 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/psoc/a/zc53Ss57j7JBfV5QRYP9jCd/?lang=en. Acesso em 05 jul. 2020.

RODRIGUES, J. M. C.; RODRIGUES, S. C.; TAVARES, A. da S. Ambiente escolar: Lutas e desafios no processo de inclusão das pessoas com deficiência no Brasil. Revista @mbienteeducação, São Paulo, v. 15, n. 00, p. e022013, 2022. DOI:10.26843/ae.v15i00.1171. Disponível em: https://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/1171. Acesso em: 14 abr. 2023.

SANTOS, Alexsandro do Nascimento. Educação Antirracista e Equidade Racial no Ensino Fundamental: Parâmetros para Avaliação Negociada do Projeto Político-Pedagógico. Revista Parlamento E Sociedade, 10 (18), p. 95–116, 2022. Disponível em: https://parlamentoesociedade.emnuvens.com.br/revista/article/view/232.

SANTOS, Alexsandro do Nascimento et al. Where is Anti-racist Education in the Political-Pedagogical Project of São Paulo’s Elementary Schools?. Onde mora a Educação Antirracista no Projeto Político-Pedagógico das Escolas Municipais de Ensino Fundamental de São Paulo?. Concilium, 23(2), 697–711, 2023; Disponível em: https://doi.org/10.53660/CLM-781-23A42.

SENKEVICS, Adriano Souza. MACHADO, Taís de SantAnna. OLIVEIRA, Adolfo Samuel de. A Cor ou Raça nas Estatísticas Educacionais: uma análise dos instrumentos de pesquisa do Inep. n. 41 (2016): Disponível em: http://www.emaberto.inep.gov.br/ojs3/index.php/td/article/view/3880. Acesso em 22 jun. 2023.

SILVA, Petronilha Beatriz Gonçalves e. A Lei n° 10.639 na visão de Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva. Entrevista concedida à Fundação Cultural Palmares em 11 de janeiro de 2012. Disponível em https://www.gov.br/palmares/pt-br/assuntos/noticias/a-lei-ndeg-10-639-na-visao-de-petronilha-beatriz-goncalvese-silva. Acesso em 06 jul.2020.

Downloads

Publicado

2024-10-04

Como Citar

Niederauer, V. Z. ., Santos, A. do N., Nunes, V. E. F., & Santiago, T. R. F. de O. . (2024). Avanços Legais na Perspectiva das Políticas Públicas de Educação para as Relações Étnico-raciais. Revista Parlamento E Sociedade, 12(23), 109–130. Recuperado de https://parlamentoesociedade.emnuvens.com.br/revista/article/view/292

Edição

Seção

Artigos