Educação para cidadania, política e democrática: o Programa de Extensão Politizar da UFG
Palavras-chave:
Educação para cidadania, Educação política, Curricularização da extensão, Extensão universitária, PolitizarResumo
Em contexto global de ameaças a democracias até então consolidadas e, diante do processo de curricularização da extensão em universidades brasileiras, o tema dos projetos de extensão voltados para a educação política, cívica e democrática ganha centralidade. Este artigo pauta-se pela pergunta de pesquisa de como tem funcionado o Programa de Extensão Politizar UFG. Um relato
de experiência e a descrição dos métodos, dos resultados e a discussão conceitual contribuirão para responder a questões mais amplas. Como compatibilizar a necessidade de curricularização da extensão universitária com a pertinência de promover a educação política? Como contextualizar teoricamente o conjunto das atividades de extensão universitária do Programa Politizar UFG? Este artigo utiliza o tradicional modelo IMRD de escrita científica, contendo Introdução, Métodos, Resultados e Discussão. A sua conclusão, de um ponto de vista prático, apresenta os resultados do Programa Politizar UFG para ilustrar formas de lidar com o duplo desafio de as instituições de ensino superior integrarem atividades extensionistas e de ensino, oferecendo ao mesmo tempo uma educação que fortaleça a democracia no Brasil. Do ponto de vista teórico, discute os resultados à luz de teorias sobre o impacto da educação na participação política e na formação cidadã de jovens adultos.
Referências
AGÊNCIA ASSEMBLEIA DE NOTÍCIAS. Adriana Accorsi propõe instituir a Política Estadual ‘Menstruação sem Tabu’. Goiânia, 16 set. 2021. Disponível em: <https://portal.al.go.leg.br/noticias/119687/adriana-accorsi-propoeinstituir-a-politica-estadual-menstruacao-sem-tabu> Acesso em: 09 nov. 2022.
AGÊNCIA SENADO. Bolsonaro veta distribuição de absorventes a estudantes e pessoas pobres. Brasília, 07 out. 2021. Disponível em: <https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2021/10/07/bolsonaro-veta-distribuicao-deabsorventes-a-estudantes-e-mulheres-pobres> Acesso em: 09 nov. 2022.
ANDERSSON, Erik. The school as a public space for democratic experiences: Formal student participation and its political characteristics. Education, Citizenship and Social Justice 2019, Vol. 14(2) 149–164. DOI: 10.1177/1746197918776657
ARAGÃO, Carla; CRAVEIRO, Gisele. Panorama sobre a formação políticocidadã: uma abordagem polissêmica. Revista Parlamento e Sociedade, São Paulo, v.9, n.17, p.45-63, jul.-dez. 2021.
ARAÚJO, Stéphanie. Adriana Accorsi apresenta projeto de lei desenvolvido com Politizar em prol da dignidade menstrual. Politizar UFG, Goiânia, s./d. 2021.Disponível em <https://politizar.ufg.br/n/145710-adriana-accorsiapresenta-projeto-de-lei-desenvolvido-com-politizar-em-prol-da-dignidademenstrual> Acesso em 09 nov. 2022.
BARROS, Antonio Teixeira de; MARTINS, Lúcio Meireles. Impactos do Parlamento Jovem Brasileiro na imagem pública do Poder Legislativo na visão dos egressos. Revista Do Serviço Público, v. 68, n. 1, p. 157–190, 2016a.
BARROS, Antonio Teixeira De; MARTINS, Lúcio Meireles. Impactos do Parlamento Jovem Brasileiro na motivação e participação política partidária dos egressos. Revista Debates, v. 10, n. 2, p. 95–120, 2016b.
BARROS, Antonio Teixeira de; MARTINS, Lúcio Meireles. Juventude e política na experiência de dez anos do Parlamento Jovem Brasileiro: confiança, participação e engajamento político dos egressos. Sociologias, v. 19, n. 46, 2017.
BERINSkY, Adam J and LENZ, Gabriel. Education and Political Participation: Exploring the Causal Link. Political Behavior (2011) 33: 357–373. DOI 10.1007/ s11109-010-9134-9.
BRASIL. Ministério da Educação, Resolução nº 7, de 18 de dezembro de 2018. Brasília, 2018. Disponível em: <https://www.in.gov.br/materia/-/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/55877808> Acesso em: 09 nov. 2022.
CÂMARA MUNICIPAL DE GOIÂNIA. Processo Eletrônico 00000.003911.2022-11. Goiânia, 2022. Disponível em <https://suap.camaragyn.go.gov.br/
processo_eletronico/imprimir_processo_visualizacao_publica/c85b1976-ebb1-4604-b6aa-cd6512b60a2e/> Acesso em 09 nov. 2022.
CARVALHO, Sofia. Politizar é finalista para o Prêmio Assembleia Cidadã. Politizar UFG, Goiânia, s./d. 2021a.Disponível em <https://politizar.ufg.br/n/148495-politizar-e-finalista-para-o-premio-assembleia-cidada> Acesso em 09 nov. 2022.
CARVALHO, Letícia. Projeto de Lei sobre o Dia Laranja é aprovado em primeira votação. Politizar UFG, Goiânia, s./d. 2021b. Disponível em <https://politizar.ufg.br/n/148823-projeto-de-lei-sobre-o-dia-laranja-e-aprovado-emprimeira-votacao> Acesso em 09 nov. 2022.
FREEDOM HOUSE. Brazil. Washington, 2022. Disponível em: <https://freedomhouse.org/country/brazil> Acesso em: 09 nov. 2022.
JORNAL UFG. Lei que ampara indígenas e quilombolas durante a pandemia é sancionada. Goiânia, 23 out. 2020. Disponível em <https://jornal.ufg.br/n/135048-lei-que-ampara-indigenas-e-quilombolas-durante-a-pandemia-esancionada> Acesso em: 09 nov. 2022.
MACHADO, Mariana. I Simpósio Politizar estimula diálogo do Legislativo com a sociedade. Jornal UFG, Goiânia, 25 set. 2020. Disponível em <https://jornal.ufg.br/n/133936-i-simposio-politizar-estimula-dialogo-do-legislativocom-a-sociedade> Acesso em: 09 nov. 2022.
MORÁN, J. Mudando a educação com metodologias ativas. In: Carlos Alberto de Souza; Ofelia Elisa Torres Morales (orgs.). Convergências Midiáticas, Educação e Cidadania: aproximações jovens. Vol. II. Coleção Mídias Contemporâneas. PG: Foca Foto-PROEX/UEPG, 2015.
ORTH, Alice. Projeto pode criar programa preparatório do Enem para estudantes de baixa renda, O Hoje, Goiânia, 23 nov. 2021. Disponível em: <https://ohoje.com/noticia/cidades/n/1358458/t/projeto-pode-criarprograma-preparatorio-do-enem-para-estudantes-de-baixa-renda/> Acesso em: 01 dez. 2022.
POLITIZAR UFG. Politizar recebe prêmio do Laboratório de Inovação Cidadã da UFRJ. Goiânia, 28 ago. 2020. Disponível em: <https://www.ufg.br/n/132703-politizar-recebe-premio-do-laboratorio-de-inovacao-cidada-daufrj> Acesso em: 09 nov. 2022.
POLITIZAR UFG. Projeto elaborado pelo Advocacy Mulheres é apresentado ao Deputado Lissauer Vieira. Goiânia, s./d. 2021. Disponível em: <https://politizar.ufg.br/n/147115-projeto-elaborado-pelo-advocacy-mulheres-eapresentado-ao-deputado-lissauer-vieira> Acesso em: 09 nov. 2022.
POLITIZAR UFG. Programa Politizar UFG. Goiânia, 2022a. Disponível em <https://politizar.ufg.br/> Acesso em 10 nov. 2022.
POLITIZAR UFG. Ouça nosso Podcast!. Goiânia, 2022. Disponível em <https://politizar.ufg.br/p/35712-ouca-nosso-podcast> Acesso em 01 dez. 2022.
SPOTIFY. Rádio Universitária. Politizar - 4a temporada - EP10: Sistemas de Governo - part 2, 2022. Disponível em <https://open.spotify.com/episode/5SgwdLYo4AQgkhEwRc0cvR> Acesso em 01 dez. 2022.
VALENTE, J. A. Blended learning e as mudanças no ensino superior: a proposta da sala. Educar em Revista, Edição Especial n. 4, 2014, p. 79-97. DOI: 10.1590/0104-4060.38645
WILLECK, Claire and MENDELBERG, Tali. Education and Political Participation. Annual Review of Political Science 2022 25:1, 89-110. Disponível em: https://doi.org/10.1146/annurev-polisci-051120-014235
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.