Educação para cidadania, política e democrática: o Programa de Extensão Politizar da UFG

Autores

  • Diego Trindade d’Ávila Magalhães
  • Janaína Tude Sevá
  • Frederico Henrique Galves Coelho da Rocha
  • Laís Forti Thomaz

Palavras-chave:

Educação para cidadania, Educação política, Curricularização da extensão, Extensão universitária, Politizar

Resumo

Em contexto global de ameaças a democracias até então consolidadas e, diante do processo de curricularização da extensão em universidades brasileiras, o tema dos projetos de extensão voltados para a educação política, cívica e democrática ganha centralidade. Este artigo pauta-se pela pergunta de pesquisa de como tem funcionado o Programa de Extensão Politizar UFG. Um relato
de experiência e a descrição dos métodos, dos resultados e a discussão conceitual contribuirão para responder a questões mais amplas. Como compatibilizar a necessidade de curricularização da extensão universitária com a pertinência de promover a educação política? Como contextualizar teoricamente o conjunto das atividades de extensão universitária do Programa Politizar UFG? Este artigo utiliza o tradicional modelo IMRD de escrita científica, contendo Introdução, Métodos, Resultados e Discussão. A sua conclusão, de um ponto de vista prático, apresenta os resultados do Programa Politizar UFG para ilustrar formas de lidar com o duplo desafio de as instituições de ensino superior integrarem atividades extensionistas e de ensino, oferecendo ao mesmo tempo uma educação que fortaleça a democracia no Brasil. Do ponto de vista teórico, discute os resultados à luz de teorias sobre o impacto da educação na participação política e na formação cidadã de jovens adultos.

Biografia do Autor

Diego Trindade d’Ávila Magalhães

Professor de Relações Internacionais da Universidade Federal de Goiás. Doutor em Estudos Estratégicos Internacionais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Janaína Tude Sevá

Professora do Curso de Direito da Universidade Federal de Goiás, Regional Goiás. Doutora em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Frederico Henrique Galves Coelho da Rocha

Professor de Ciências Sociais da Universidade Federal de Goiás. Doutor em Sociologia pela Universidade Federal de Goiás

Laís Forti Thomaz

Professora de Relações Internacionais da Universidade Federal de Goiás. Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais San Tiago Dantas - Unesp, Unicamp e PUC-SP com estágio de pesquisa de doutorado na Georgetown University (BEPE/Fapesp). 

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Publicado

2023-07-04

Como Citar

Magalhães, D. T. d’Ávila, Sevá, J. T., Rocha, F. H. G. C. da, & Thomaz, L. F. (2023). Educação para cidadania, política e democrática: o Programa de Extensão Politizar da UFG. Revista Parlamento E Sociedade, 11(20), 119–138. Recuperado de https://parlamentoesociedade.emnuvens.com.br/revista/article/view/257

Edição

Seção

Artigos