Comunicando para a cidadania! O uso de estratégias de comunicação pública no Projeto Estudantes de Atitude

Autores

  • Isabella Amaral
  • Ive Sales
  • Marjorie Lynn

Resumo

A comunicação pública é um quesito essencial para o exercício da cidadania. Para exercer seus direitos e deveres de forma efetiva, é necessário não só a informação dada por uma única via - Estado informa o cidadão - mas também é preciso diálogo. Estabelecer um fluxo contínuo na troca de informações e, porque não, também os sentimentos dos atores envolvidos, é uma habilidade cada vez mais necessária para a execução de políticas públicas efetivas, que de fato entreguem aquilo que a sociedade deseja e necessita. [...] 

Biografia do Autor

Isabella Amaral

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ciência Política (PPGCP) da Universidade Federal de Goiás (UFG). Pesquisadora bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (FAPEG). Email: amaralisabella02@gmail.com

Ive Sales

Especialista em Gestão de Marketing e Comunicação (USP). Publicitária atuante na área de Comunicação Integrada para escolas. Email: rsales.ive@gmail.com

Marjorie Lynn

Mestranda em Ciência Política pela Universidade Federal de Goiás. Graduada em Gestão de Políticas Públicas pela Universidade de Brasília e especialista em Gestão e Políticas Públicas pelo Ibmec. Atuou em consultorias de gestão pública de 2016 a 2018. Foi Coordenadora-Executiva de auditoria cívica em política pública pelo Instituto de Fiscalização e Controle em 2019. É membra da Rede de Líderes Politize. Foi Gerente de Controle Social na Controladoria-Geral do Estado de Goiás. Atualmente é Analista Sênior de Educação no RenovaBR. Email: marjorie.lynn@hotmail.com

Referências

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 1988.

BRANDÃO, Elizabeth P. Conceito de comunicação pública. In: DUARTE, Jorge . Comunicação pública: estado, mercado, sociedade e interesse público. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2009.

CARVALHO, Lucas Borges. A censura política à imprensa na ditadura militar: fundamentos e controvérsias. Revista da Faculdade de Direito – UFPR, Curitiba, vol. 59, n. 1, p. 79-100, 2014. CGE Goiás, Controladoria-Geral do Estado de Goiás. E-Book Estudantes de Atitude 2021. 1st ed. Goiânia, GO: Controladoria-Geral do Estado de Goiás, 2022.

DUARTE, Jorge (Org). Comunicação pública: Estado, mercado, sociedade e interesse público - São Paulo: Atlas, 2009.

SALDANHA, Clezio. Introdução à gestão pública. São Paulo: Saraiva, 2006.

SOCIAL, S. DE C. Manual de Orientação para Atuação em Mídias Sociais - Identidade Padrão de Comunicação digital do Poder Executivo Federal. p. 112, 2014.

FARAH, M. Parcerias, arranjos institucionais e políticas públicas no nível local de governo. In: E. Saraiva e E. Ferrarezi, Políticas públicas – Coletânea. Volume 1, Brasília, Enap, 2007.

DAHL, R. A. Poliarquia: participação e oposição. São Paulo (SP): EDUSP, 2005.

FUKS, M. et al. Qualificando a adesão à democracia: quão democráticos são os democratas brasileiros? Revista Brasileira de Ciência Política, n. 19, p. 199–219, 2016.

MAINIERI, T.; RIBEIRO, E. M. A. O. A comunicação pública como processo para o exercício da cidadania: o papel das mídias sociais na sociedade democrática. Organicom, v. 8, n. 14, p. 49, 26 jun. 2011.

MATO, H. Desafios da comunicação pública no processo de democratização no Brasil. Revista Comunicações e Artes, v. 17, n. 30, p. 22-30, 1997.

MENEGUELLO, Rachel. Aspects of democratic performance: democratic adherence and regime evaluation in Brazil, 2002. International Review of sociology, v. 16, n° 3, 2006.

MESQUITA, N. C. Mídia e Democracia no Brasil: Jornal Nacional, crise política e confiança nas instituições. 2008.

MOISÉS, J. Á.; CARNEIRO, G. P. Democracia, desconfiança política e insatisfação com o regime - O caso do Brasil. Opinião Publica, v. 14, n. 1, p. 1–42, 2008.

POWER, T. J.; JAMISON, G. D. Desconfiança política na América Latina. Opinião Pública, v. 11, n. 1, p. 64–93, mar. 2005.

WALLNER, J. Legitimacy and Public Policy: Seeing Beyond Effectiveness , Efficiency, and Performance. Policy Studies Journal, v. 36, n. 3, p. 421–443, ago. 2008.

WARREN, Mark E. 2004. What does corruption mean in a democracy? American Journal of Political Science, v.48, nº2.

JANNUZZI, P. M. Indicadores sociais no Brasil: conceitos, fonte de dados e aplicações. Campinas: Alínea, 2004

VAITSMAN, Jeni; RODRIGUES, Roberto W. S; PAES-SOUSA, Rômulo. O Sistema de avaliação e monitoramento das políticas e programas sociais: a experiência do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Brasília: MDS; UNESCO, 2006. Policy Papers, n.17.

Downloads

Publicado

2023-07-04

Como Citar

Amaral, I., Sales, I., & Lynn, M. . (2023). Comunicando para a cidadania! O uso de estratégias de comunicação pública no Projeto Estudantes de Atitude. Revista Parlamento E Sociedade, 11(20), 79–94. Recuperado de https://parlamentoesociedade.emnuvens.com.br/revista/article/view/253

Edição

Seção

Artigos