A incompatibilidade do modelo escolar com seu papel politizador e as escolas democráticas como opção

Autores

  • Renato Alves Coppi

Resumo

A diminuição da crença na democracia e na participação democrática revelam a atual crise da politização dos cidadãos. Nesse contexto, as escolas se tornam ainda mais importantes para a sociedade por possuírem parte da função de politizar os educandos. O presente artigo elucida a incompatibilidade do modelo das escolas tradicionais com o cumprimento dessa função, discutindo sua incapacidade metodológica de fornecer um ambiente prático de democracia aos educandos. Assim, é necessário que ocorra algumas mudanças metodológicas no sistema escolar para proporcionar aos educandos um ambiente em que seja possível praticar a democracia, assim como é realizado nas escolas democráticas. Nessas escolas, os estudantes decidem seu caminho de aprendizagem e têm participação na tomada de decisão no seu cotidiano escolar. Esse modelo, portanto, possui características mais compatíveis ao do papel politizador das escolas, tornando-se uma possível alternativa para um novo padrão de educação universal

Biografia do Autor

Renato Alves Coppi

cursou o Bacharel e a Licenciatura em Ciências Biológicas, possui pós-graduação em Neurociência Aplicada à Educação e mestrado em Educação. Foi professor de ciência e biologia no Ensino Fundamental II e Médio durante oito anos, quatro anos com pesquisa na Universidade Técnica de Munique e atualmente trabalha na IEA (International Association for the Evaluation of Educational Achievement).

Referências

ABDI, ALI A.; CARR, PAUL R. (Ed.). Educating for democratic consciousness: Counter-hegemonic possibilities. New York: Peter Lang, 2013. xii, 292 pages. (Critical studies in democracy and political literacy, vol. 3). ISBN 9781433117114.

ABDURASHID, SOLIJONOV. Voter turnout trends around the world. Stockholm: International IDEA, 2016.

ACARA. Measurement Framework for Schooling in Australia 2020. Disponível em: <https://www.acara.edu.au/docs/default-source/defaultdocument-library/measurement-framework-2020-for-pubafa92e404c94637ead88ff00003e0139.pdf?sfvrsn=1c3d4d07_0>. Acesso em: 20 set. 2021.

AERO. Alternative Education Resource Organization. Disponível em: <https://www.educationrevolution.org/store/findaschool/democraticschools/>. Acesso em: 13 jun. 2021.

AGÊNCIA SENADO. “Desinteresse por política ameaça a democracia”, diz filósofo francês. Disponível em: <https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2012/06/20/201cdesinteresse-por-politica-ameaca-a-democracia201d>. Acesso em: 12 set. 2021.

ALVES, RUBEM. Conversas sobre educação. Verus Editora, 2011. ISBN 8576861496.

BALLOUSSIER, ANNA VIRGINIA. Escola não é lugar de fazer política, diz Doria: Para o candidato, universidade serve para qualificar pessoas para serem profissionais, não políticos. Disponível em: <https://www1.folha.uol.com.br/poder/2018/10/escola-nao-e-lugar-de-fazer-politica-diz-doria-sobreacoes-policiais-em-universidades.shtml>. Acesso em: 3 out. 2021.

BENEVIDES, MARIA VICTORIA DE MESQUITA. Educação para a democracia. Lua Nova: Revista de cultura e política, p. 223–237, 1996.

BOBBIO, NORBERTO; NOGUEIRA, MARCO AURÉLIO. O futuro da democracia: uma defesa das regras do jogo. Paz e terra Rio de Janeiro, 1986.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília., 2018.

CARPINI, MICHAEL X. DELLI; KEETER, SCOTT. What Americans know about politics and why it matters. Yale University Press, 1996. ISBN 0300072759.

CIRCLE SCHOOL. Circle School graduates in 2015: College attendance, academic degrees, and occupations. Disponível em: <https://circleschool.org/wp-content/uploads/Circle-School-Grads-in-2015-July-30-2015.pdf>. Acesso em: 26 mai. 2021.

COFFIELD, FRANK; WILLIAMSON, BILL. From Exam Factories to Communities of Discovery. Adults Learning, v. 23, n. 2, p. 24–25, 2011.

CORPORACIÓN LATINOBARÓMETRO. Latinobarómetro 2018. Disponível em: <https://www.latinobarometro.org/latNewsShow.jsp>. Acesso em: 29 set. 2021.

DANTAS, HUMBERTO. Ciência política e políticas de educação: conceitos e referências [recurso eletrônico] / HUMBERTO DANTAS et al. Rio de Janeiro, Konrad Adenauer Stiftung, 2021. Disponível em: <https://votoconsciente.org.br/wp-content/uploads/Ciencia-politica-e-politicas-de-educacao-26_07.pdf>. Acesso em: 2 set. 2021.

DANTAS, LUIZ FELIPE SANTORO; DECCACHE-MAIA, ELINE. Divulgação Científica no combate às Fake News em tempos de Covid-19. Research, Society and Development, v. 9, n. 7, e797974776, 2021.

DELORS, JACQUES; CHUNG, FAY; GEREMEK, BRONISLAW; GORHAM, WILLIAM; KORNHAUSER, ALEKSANDRA; MANLEY, MICHAEL; QUERO,

MARISELA PADRÓN; SAVANÉ, MARIE-ANGÉLIQUE; SINGH, KARAN; STAVENHAGEN, RODOLFO. Relatório para a UNESCO da Comissão

Internacional sobre Educação para o século XXI. Educação um tesouro a descobrir, v. 6, 1996.

DEWEY, JOHN. Democracy in education. The elementary school teacher, v. 4, n. 4, p. 193–204, 1903.

EUDEC. European Democratic education Community: Members. Disponível em: <https://eudec.org/network/schools-and-start-ups/>. Acesso em: 2 nov. 2020.

EUROPEAN COMISSION. Education and training: what the Commission is doing. Disponível em: <https://ec.europa.eu/info/topics/education-andtraining_en>. Acesso em: 27 jun. 2021.

FACIONE, PETER A. Critical thinking: What it is and why it counts. Insight assessment, v. 2007, n. 1, p. 1–23, 2011.

FOA, R.S.; KLASSEN, A.; SLADE, M.; RAND, A.; COLLINS, R. Global Satisfaction with Democracy - report 2020, 2020.

FOA, ROBERTO STEFAN; MOUNK, YASCHA. The signs of deconsolidation. Journal of Democracy, v. 28, n. 1, p. 5–15, 2017.

FREIRE, PAULO. Pedagogia do oprimido. 10. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981. Coleção O mundo, hoje, vol.21.

FREIRE, PAULO. Pedagogia do oprimido. 17ª. Ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, v. 3, p. 343–348, 1987.

FUCHS-SCHÜNDELN, NICOLA; SCHÜNDELN, MATTHIAS. On the endogeneity of political preferences: Evidence from individual experience with democracy. Science, v. 347, n. 6226, p. 1145–1148, 2015.

FUKUYAMA, FRANCIS. Why is democracy performing so poorly? Journal of Democracy, v. 26, n. 1, p. 11–20, 2015.

GRAY, PETER. Free to learn: why unleashing the instinct to play will make our children happier, more self-reliant, and better students for life. Basic Books, 2013. ISBN 0465037917.

GRAY, PETER; CHANOFF, DAVID. Democratic schooling: what happens to young people who have charge of their own education? American Journal of Education, v. 94, n. 2, p. 182–213, 1986.

GRAY, PETER; FELDMAN, JAY. Playing in the zone of proximal development: qualities of self-directed age mixing between adolescents and young children at a democratic school. American Journal of Education, v. 110, n. 2, p. 108–146, 2004.

HARTLEY, KRIS; VU, MINH KHUONG. Fighting fake news in the COVID-19 era: policy insights from an equilibrium model. Policy Sciences, v. 53, n. 4, p.735–758, 2020.

HEGGART, KEITH. Activist Citizenship Education: a Framework for Creating Justice Citizens. Springer, 2020. ISBN 9813346949.

HOPE, MAX A. Becoming citizens through school experience: a case study of democracy in practice. International Journal of Progressive Education, v. 8, n. 3, 2012.

IDEC (ED.). 13th International Democratic Education Conference. Berlin, 2005. Disponível em: <http://en.idec2005.org/data.dl/resolution_en.pdf>.

LINDNER, JULIANA. Bolsonaro: ‘Queremos uma garotada que comece a não se interessar por política’. Disponível em: <https://educacao.estadao.com.br/noticias/geral,bolsonaro-queremos-uma-garotada-que-comece-a-nao-seinteressar-por-politica,70002785320>. Acesso em: 3 out. 2021.

MOSCADELLI, ANDREA; ALBORA, GIUSEPPE; BIAMONTE, MASSIMILIANO ALBERTO; GIORGETTI, DUCCIO; INNOCENZIO, MICHELE; PAOLI, SONIA; LORINI, CHIARA; BONANNI, PAOLO; BONACCORSI, GUGLIELMO. Fake news and covid-19 in Italy: results of a quantitative observational study. International journal of environmental research and public health, v. 17, n. 16, p. 5850, 2020.

NETO, MERCEDES; GOMES, TATIANA DE OLIVEIRA; PORTO, FERNANDO ROCHA; RAFAEL, RICARDO DE MATTOS RUSSO; FONSECA, MARY

HELLEM SILVA; NASCIMENTO, JULIA. Fake news no cenário da pandemia de Covid-19. Cogitare enfermagem, v. 25, 2020.

NIE, NORMAN H.; JUNN, JANE; STEHLIK-BARRY, KENNETH. Education and democratic citizenship in America. University of Chicago Press, 1996. ISBN 0226583899.

NIXON, JON. Hannah Arendt: The Promise of Education. Springer, 2020. ISBN 3030375722.OCDE. 21st-Century Readers, 2021. Disponível em: <https://www.oecdilibrary.org/content/publication/a83d84cb-en>.

OLIVEIRA, MARIANA. Número de eleitores cresce, mas o de jovens aptos a votar cai 14% em 4 anos, informa TSE: Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou nesta quarta (1º) o perfil do eleitorado brasileiro. Segundo o TSE, 147 milhões de eleitores estão aptos a participar da eleição no dia 7 de outubro. Disponível em: <https://g1.globo.com/politica/eleicoes/2018/noticia/2018/08/01/numero-deeleitores-no-pais-cresceu-3-informa-o-tse.ghtml>. Acesso em: 15 set. 2021.

PAIXÃO, ANDRÉ. Abstenção atinge 20,3%, maior percentual desde 1998: Número significa que quase 30 milhões de eleitores que estavam aptos não compareceram às urnas. Maior colégio eleitoral do país, São Paulo teve aumento de 2 pontos percentuais nas abstenções. Disponível em: <https://g1.globo.com/politica/eleicoes/2018/eleicao-em-numeros/noticia/2018/10/08/abstencaoatinge-203-maior-percentual-desde-1998.ghtml>. Acesso em: 15 set. 2021.

PARKER, WALTER. “Advanced” Ideas about Democracy: toward a pluralist conception of citizen education. Teachers College Record, v. 98, n. 1, p. 104–125, 1996.

SIAROFF, ALAN. The Decline of Political Participation: An Empirical Overview of Voter Turnout and Party Membership. In: DEBARDELEBEN, J.; PAMMETT, J. H. (Org.). Activating the Citizen: Dilemmas of Participation in Europe and Canada, London: Palgrave Macmillan UK, 2009. ISBN 978-0-230-24090-2, p. 41–59.

SOLHAUG, TROND. Democratic Schools – Analytical Perspectives, 2018. doi:10.4119/UNIBI/JSSE-V17-I1-1791.

SOLIJONOV, ABDURASHID. Voter turnout trends around the world. IDEA, 2016. ISBN 9176710831.

STRAUSS, VALERIE. Teachers are told not to get ‘political’ in the classroom. What does that actually mean? Disponível em: <https://www.washingtonpost.com/education/2019/01/17/teachers-are-told-not-get-political-classroomwhat-does-that-actually-mean/>. Acesso em: 5 out. 2021.

WDE. Canada: Australian Curriculum, Assessment and Reporting Authority. Disponível em: <http://www.ibe.unesco.org/sites/default/files/Canada.pdf>. Acesso em: 20 set. 2021.

WIKE, RICHARD; SILVER, LAURA; CASTILLO, ALEXANDRA. Many across the globe are dissatisfied with how democracy is working. Pew Research Center, v. 29, 2019.

WINFIELD, LINDA F.; MANNING, J. B. Changing school culture to accommodate student diversity. Diversity in teacher education, p. 181–214, 1992.

Downloads

Publicado

2022-06-21

Como Citar

Coppi, R. A. (2022). A incompatibilidade do modelo escolar com seu papel politizador e as escolas democráticas como opção. Revista Parlamento E Sociedade, 9(17), 115–131. Recuperado de https://parlamentoesociedade.emnuvens.com.br/revista/article/view/223

Edição

Seção

Artigos