Educação política em ambiente virtual - desafios, impactos e características do público participante
Palavras-chave:
Iniciação política, Educação, COVID-19, DemocraciaResumo
Nesse artigo iremos investigar dados do público atendido pelos cursos de Iniciação Política oferecidos pela Fundação Konrad Adenauer que ocorreram de 2016 até 2020 ano no qual o atendimento ocorreu de forma remota por conta da pandemia de COVID-19. Utilizamos metodologia quantitativa, com dados de formulários preenchidos por alunos do curso. Pretendemos descobrir quem são e o que pensam os cidadãos que aderiram ao curso no ano de 2020, já que estes ingressaram nas aulas a partir da divulgação em redes sociais, ou convites de organizações sociais e escolas legislativas, e não através da educação formal. A maioria dos concluintes de 2020 também era associada a escolas. Foi possível comparar opiniões dos alunos quanto a política, sociedade, instituições e democracia ao ingressarem no curso, e ao final dele. Percebemos que as opiniões não se alteraram em grande escala, pois os que se interessaram pelo curso já demonstravam afinidade pela política.
Referências
DANTAS, H. Educação Política. Rio de Janeiro: Fundação Konrad Adenauer, 2017.
DANTAS, H.; CARUSO, V. Politização nas escolas: o quanto os jovens compreendem essa demanda. Revista E-Legis, Brasília, volume 4, número 2, 2011.
DANTAS, H.; ESTRAMANHO, R. Como a juventude se relaciona com a Democracia. Cadernos Adenauer, Rio de Janeiro, ano XVI, vol 1, 2015.
DANTAS, H.; LAMARI, R. A relação de jovens do Ensino Médio com a política: análises a partir de grupos de estudantes de escolas públicas de São Paulo-SP e Itapevi-SP. Revista do Legislativo Paranaense, Curitiba, n.2, 2019.
DANTAS, H. Educação política nas periferias da Grande São Paulo: percepções com base na posição de jovens de 15 a 18 anos em 2015. Cadernos Adenauer, Rio de Janeiro, ano XVII, vol 1, 2016
DANTAS, H. Escolas Municipais e Escolas Estaduais – essa variável pesa na percepção sobre política de jovens da Grande São Paulo? Revista Parlamento e Sociedade, São Paulo, n. 11, 2018.
DANTAS, H. Ações de educação política da KAS nas periferias de São Paulo: o recorte de gênero e a percepção de que o problema não reside aqui. Cadernos Adenauer, Rio de Janeiro, ano XIX, v. 1, 2018b.
DANTAS, H.; NASCIMENTO, A.; SILVA, B. Mapeando o que os jovens pensam sobre a política: as experiências formativas de Araraquara (SP) e Suzano (SP). Cadernos da Escola do Legislativo, Belo Horizonte, v. 8, n. 29, 2016.
DANTAS, H.; SILVA, F.; GARCIA, M.; VIRGOLINO, R. Educação Política, democracia e demanda jovem: a visão de estudantes de Ensino Médio sobre a política. Revista E-Legis, Brasília, volume 12, número 30, 2019.
DANTAS, H.; SOARES, A.; Soares, M. I.; LAMARI, R. Educação política em parceria: quando princípios se tornam ações. Cadernos Adenauer, Rio de Janeiro, ano XI, v. 3, 2010.
JOFFRE NETO, JOAQUIM MARCELINO. Câmaras Municipais do Brasil. Um estudo introdutório do afastamento dos Legislativos Municipais de suas funções constitucionais. São Paulo, EAESP/FGV, 162 p. Dissertação de Mestrado apresentada ao Curso de Administração Pública e Governo. Área de concentração: Políticas de Governo. 2001.
NOBRE, MIRLA. Número de matrículas em cursos a distância aumenta até 50% na pandemia. 2021. Disponível em: https://www.opovo.com.br/noticias/brasil/2021/06/09/numero-de-matriculas-em-cursos-a-distancia-aumenta-ate50--na-pandemia.html. Acesso em: 02 nov. 2021
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.