Cultura política dos jovens: análise comparativa da socialização política pela internet e pela TV
Resumo
A relação entre meios de comunicação e cultura política é debatida através de seus efeitos positivos e negativos. Quando se estuda a juventude, esta relação torna-se ainda mais importante pela proximidade que os jovens tem com as novas tecnologias de informação e comunicação. Neste sentido, objetivamos analisar, comparativamente, a relação entre internet e TV com a cultura política juvenil no Sul do país. Para isso, trabalhamos com análise descritiva dos dados quantitativos da pesquisa survey aplicada pelo Nupesal/UFRGS, com 2017 jovens de 13 a 24 anos, de escolas públicas e privadas do ensino médio, nos anos de 2015 e 2016, das cidades de Porto Alegre/RS, Florianópolis/SC e Curitiba/PR. Os resultados não apontam para uma diferença significativa entre os jovens que buscam mais informações pela internet do que os que buscam mais pela TV. O que nos indica a manutenção de uma cultura política apática e com baixos níveis de confiança institucional
Referências
ALMOND, GABRIEL; POWELL, G. BINGHAM. Uma teoria de política comparada. Rio de Janeiro: Zahar. 1972.
BAQUERO, MARCELLO. O papel dos adolescentes no processo de construção democrática no Brasil: um estudo preliminar de socialização política. Cadernos de Ciência Política, Porto Alegre, n. 8, p. 3-34, 1997.
BAQUERO, MARCELLO. A vulnerabilidade dos partidos políticos e a crise da democracia na América Latina. Porto Alegre: UFRGS. 2001.
BAQUERO, MARCELLO. Qual democracia para a América Latina? Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2013.
BAQUERO, MARCELLO; BAQUERO, RUTE. Educando para a democracia: valores democráticos partilhados por jovens porto-alegrenses. Ciências Sociais em Perspectiva, v. 6, p. 139-153, 2007.
BAQUERO, MARCELLO; CUNHA, PATRÍCIA. A corrupção como limite à participação política juvenil: um estudo em democracias sul-americanas. In:
BAQUERO, R.; NAZZARI, R. K. (orgs.). Formas de (ex) pressão juvenil e (in) visibilidade social. Cascavel: Coluna do Saber, 2010, p. 55-78.
BIMBER, BRUCE. Digital media and citizenship. In: SEMETKO, HOLLI;
SCAMMELL, MARGARET (org.) The SAGE Handbook of Political Communication. Thousand Oaks, CA: SAGE Publishing, 2012. p.115–127.
BOULIANNE, SHELLEY. Social media use and participation: A meta-analysis of current research. Information, Communication & Society, v. 18, n. 5, p. 524–538. 2015.
BUCKINGHAM, DAVID. The making of citizens: Young people, news and politics. University College London Press. 2000.
CAPPELLA, JOSEPH N.; JAMIESON, KATHLEEN HALL. Spiral of Cynicism. The press and the public good. New York/Oxford: Oxford University Press, 1997.
DROK, NICO; HERMANS, LIESBETH; KATS, KARIJN. Decoding youth DNA: The relationship between social engagement and news interest, news media use and news preferences of Dutch millennials. Journalism, v. 19, n. 5, p. 699-717. 2017.
EASTON, DAVID; DENNIS, JACK. Children in political system: origins of political legitimacy. New York: McGraw-Hill, 1969.
EKSTRÖM, MATS; ÖSTMAN, JOHAN. Information, interaction, and creative production: The effects of three forms of internet use on youth democratic engagement. Communication Research, v. 42, n. 6, p. 796-818. 2015.
GIBSON, RACHEL; CANTIJOCH, MARTA. Conceptualizing and measuring participation in the age of the internet: Is online political engagement really different to offline? The Journal of Politics, v. 75, n. 03, p. 701–716. 2013.
LUCAS, JOÃO IGNÁCIO PIRES. Juventude e antipolítica no Brasil. Um estudo de cultura política e ideologia. 2003. Tese (Doutorado em Ciência Política) – Programa de Pós-Graduação em Ciência Política, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2003.
MATOS, HELOIZA. Capital social, Internet e TV: Controvérsias. Organicom, ano 5, número 8, 2007. p. 24-35.
MERVIN, DAVID. “The news media and De-mocracy in the United States”. In:
RANDALL, VICKY (ed.). Democratization and the Media. London/Portland: Frank Cass, 1998.
MESQUITA, NUNO. Mídia e Democracia no Brasil: Jornal Nacional, crise política e confiança nas instituições. Tese de Doutorado, 2008. Departamento de Ciência Política da Universidade de São Paulo. 237p
MOISÉS, JOSÉ ÁLVARO. Os brasileiros e a democracia. Bases Socio-políticas da legitimidade democrática. São Paulo, Ática, 1995.
MORAIS, JENNIFER. Internet, cultura política e juventude no Brasil. Curitiba, Editora Appris. 2021.
NAZZARI, ROSANA KÁTIA. Capital social e socialização política dos jovens no Brasil. Educação Unisinos, v. 9, p. 145-154, 2005.
RINE, RALPH. The Communication of Politics. London/Thousand Oaks/New Dehli: Sage, 1996.
NEWTON, KENNETH. “Mass media effects: mobilization or media malaise?” British Journal of Political Science 29, 4, 1999.
NORRIS, PIPPA et al. On Message: communicating the campaign. London/Thousand Oaks/New Dehli: Sage, 1999.
NUPESAL. Núcleo de Pesquisa sobre a América Latina. Banco de dados: Democracia, mídias e capital social: Um estudo comparativo de socialização política dos jovens no Sul do Brasil. 2015/2016.
PATTERSON, THOMAS. The Mass Media Election: how Americans choose their President. New York: Praeger, 1980.
PATTERSON, T.E. “Time and News: the media’s limitations as an instrument of Democracy”. International Political Science Review, 19(1), 1998.
PUTNAM, ROBERT. “Tuning in, Tuning out: the strange disappearance of social capital in America”. PS – Political Science and Politics XXVIII (4), 1995.
PUTNAM, ROBERT. Solo en la bolera. Colapso y surgimiento de la comunidad norte-americana. Barcelona: Galáxia Gutemberg, 2002.
ROBALLO, JOSÉ HENRIQUE. Cultura política, socialização política e internet: um estudo de caso com os estudantes de ensino médio de Rio Pardo/RS. 2011.
Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Ciência Política, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre. 2011.
SCHLOZMAN, KAY; VERBA, SIDNEY; BRADY, HENRY. The Unheavenly Chorus: Unequal Political Voice and the Broken Promise of American
Democracy. Princeton, NJ: Princeton University Press. 2012.
SCHMIDT, JOÃO PEDRO. Juventude e Política no Brasil: a socialização política nos jovens na virada do milênio. Santa Cruz do Sul. EDUNISC. 2001.
SILVEIRA, ANGELITA; AMORIM, MARIA SALETE. Socialização política e capital social: uma análise da participação da juventude no contexto escolar e político. Educação Unisinos, v. 9, n. 2, p. 155-163, 2005.
VIEIRA, ROBERTO AMARAL. Políticas nacionais de comunicação e capitalismo dependente ou não. Comunicação & Política, v. 2, n. 3-4, p. 19-24, 1984.
XENOS, MICHAEL; VROMEN, ARIADNE; LOADER, BRIAN. The great equalizer? Patterns of social media use and youth political engagement in three advanced democracies. Information, Communication & Society, v. 17, n. 2, p. 151-167. 2014.
WILLIAMSON, KIRSTY; QAYYUM, ASIM; HIDER, PHILIP; LIU, YINGHSANG. Young adults and everyday-life information: The role of news media.
Library & Information Science Research, v. 34, n. 4, p. 258-264. 2012.
ZUCKERMAN, ETHAN. New media, new civics? Policy & Internet, v. 6, n. 2, p. 151-168. 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.