Panorama sobre a formação político-cidadã: uma abordagem polissêmica
Palavras-chave:
Educação Política, Educação para Cidadania, Democracia, Pandemia, Formação cidadãResumo
A pandemia da COVID-19 expôs as veias abertas da educação no Brasil: a falta de planejamento, de infraestrutura, de formação para os professores, entre tantos outros problemas que foram intensificados pelo desmonte causado pela agenda conservadora pós eleição presidencial de 2018. À luz desse cenário desafiador, propormos um panorama acerca das potencialidades de uma formação político cidadã a partir da discussão teórica acerca da polissemia em torno da concepção de Educação para Cidadania (Cidadã) e as diversas expressões da sua intencionalidade em marcos normativos, programas e políticas públicas. Em seguida, ampliamos a discussão a partir de um levantamento bibliométrico que abarcou os principais conceitos que orbitam o campo, entre eles, Educação Política, Educação Cívica, Educação em Direitos Humanos, Educação Fiscal e Educação Tributária. Como resultado, identificamos que esses conceitos e experiências trazem aspectos distintos entre si, às vezes sutis, embora a sobreposição de características seja a regra e não a exceção, na medida em que situam o papel da educação e da escola em uma perspectiva de corresponsabilização pela formação de sujeitos de direitos, aptos a exercerem a sua cidadania e participarem da dinâmica sociopolítica e econômica em suas comunidades.
Referências
AMARAL, D. P. DO; CASTRO, M. M. DE. Educação Moral e Cívica: A retomada da obrigatoriedade pela agenda conservadora. São Paulo: Cadernos de Pesquisa, V. 50, n.178, 2020. https://doi.org/10.1590/198053147129.
ARAGÃO, C. A. DE; VILLI, M. Monitoramento participativo e tecnologia cívica na escola: participação de estudantes no controle social. Rio de Janeiro: 39ª Reunião da Anped, 2019.
BARROS, A. T. DE; MOTA, R. J. C. Olhares sobre a educação para a democracia: a visão dos educadores que atuam no Congresso Nacional. Pro-Posições [online], Epub, v. 31, 2020. https://doi.org/10.1590/1980-6248-2017-0150.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Censo da Educação Básica 2020: notas estatísticas. Brasília, DF: INEP, 2021.
BRASIL. Ministério da Fazenda. Escola de Administração Fazendária. Programa Nacional de Educação Fiscal (PNEF). Caderno 1: Educação Fiscal no Contexto Social. 4. ed. rev. e atual. Brasília: ESAF, 2009ª.
BRASIL. Presidência da República. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L9394.htm. Acesso em: 6 jul. 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: Educação é a base. Brasília: Ministério da Educação, 2018. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/>. Acesso em: 22 outubro 2021.
CAETANO, MARIA RAQUEL. Reformas educacionais e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC): relações entre o público e o privado. Rio De Janeiro: 39a Reunião Nacional da ANPEd, 2019
CAMPANHA, ALEXSSANDRO; TENÓRIO, ROBINSON MOREIRA. A Educação Fiscal e suas implicações para o exercício da cidadania e para a melhoria qualitativa da vida em sociedade. 2017.
CANDAU, VERA M. F.; SACAVINO, SUSANA B. Educação em Direitos Humanos e formação de educadores. Educação, Porto Alegre, v.36, n.1, p.59-66, 2013.
CANDAU, V. Educação em Direitos Humanos: uma proposta de trabalho. In: ZENAIDE, MARIA DE NAZARÉ (org.). Oficinas Aprendendo e Ensinando Direitos Humanos. João Pessoa, JB Ed., 1999, p. 13-25.
COSSON, R. Letramento político no legislativo: a experiência do Programa Estágio Visita. Tese (Doutorado) – Universidade Federal de Minas Gerais, 2015. 324f.
DAGNINO, EVELINA (Org.). Sociedade civil e espaços públicos no Brasil. Ed. Paz e Terra, 2002.
DAMASCENO, R. A. DE F.; SANTOS, E. M. N. DOS; ALMEIDA, K. N. C. DE. Povo civilizado e cidadãos de um país livre: república, educação e cidadania nas prescrições didático-cívicas de Hygino Amanajás. Revista Brasileira de História da Educação [online]. Epub, 2018, v.18. ISSN 2238-0094. https://doi.org/10.4025/rbhe.v18.2018.e030.
DOCUMENTO FINAL CONAE 2010 - Construindo o Sistema Nacional Articulado de Educação: O Plano Nacional de Educação, Diretrizes e Estratégias de Ação. Brasília, 2010.
FREIRE, PAULO. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
FORLINI, D. B. Construindo Caminhos para a Educação Política: A percepção dos alunos como um meio para pensar a Educação para a Democracia.
Dissertação (Mestrado em Educação Escolar) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras (Campus Araraquara). 2015. 145 f.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 4.ed, 2002.
KRAHENBUHL, C. DE L.; DANTAS, H. A Educação Política pode se utilizar do IDL? Desafios, Propostas e Resultados. In Índice de democracia local [livro eletrônico]: estudos a partir da experiência de São Paulo. Org. MORAES, D. e
DANTAS, H. 1. ed. Curitiba: Instituto Atuação, 2021. ISBN 978-65-992692-0-2
LEVINSON, M. No Citizen Left Behind, Harvard University Press. Cambridge, Mass, 2012.
OLIVEIRA, L. C. D. DE. Tese. Da Cidadania Fiscal à Cidadania Cultural. Fortaleza, 2012.
ORGANIZAÇÃO DOS ESTADOS AMERICANOS. Protocolo adicional à Convenção Americana sobre Direitos Humanos em matéria de direitos econômicos, sociais e culturais: Protocolo de São Salvador. Assinado em Assembleia Geral da ONU. 18º Período Ordinário de Sessões. El Salvador, 1988.
RESENDE, J. F. Educação escolar, hábitos e atitudes políticas: considerações sobre a experiência brasileira. In Educação política: reflexões e práticas democráticas. Cadernos Adenauer, Ano XI, n. 3, 2010.
SANTOS, B. DE S. A Cruel Pedagogia do Vírus. Coimbra, PT: Edições Almedina, 2020.
SILVA, A. M. M.; TAVARES, C. Educação em Direitos Humanos no Brasil: contexto, processo de desenvolvimento, conquistas e limites. Educação, Porto Alegre, v. 36, n. 1, p. 50-58,
SILVA, L. F. K. DA. Educação política: uma discussão necessária na busca por uma educação integral. Dissertação (Mestrado). Instituto Federal do Rio Grande do Sul, Programa de Pós Graduação em Educação Profissional e Tecnológica. Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica, 2019. 237f.
SOUSA, A. P. S. L. DE. Educação política e legislativa no ensino médio integrado do IFSULDEMINAS: uma sequência didática para contribuir na formação omnilateral. Dissertação (Mestrado) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais. Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica, Poços de Caldas, 2020. 101f.
ZUCKERMAN, E. New Media, New Civics?. Policy & Internet 6, 2014, 151–168
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.