Educação Política e Doutrinação Política – diferenças e espaços legítimos

Autores

  • Priscila Schmitz

Palavras-chave:

educação política, formação política, doutrinação política

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar uma definição do que se entende por
formação política a partir do deslocamento epistemológico deste termo com o conceito de educação política. Além disso, é também um dos propósitos deste artigo a aproximação do conceito de formação política com o de doutrinação, sobretudo a partir do entendimento das suas características enquanto fenômeno social e político. São salientadas as elucidações produzidas por atividades no ambiente escolar e nas atividades nas instituições legislativas e partidos políticos. Dessa forma, a educação política, apesar das diferentes concepções sobre tais atividades, pode ser compreendida como a produção de programas e atividades contínuos voltados à sociedade civil, tendo como elemento central a dimensão da neutralidade e da defesa da pluralidade e da liberdade individual, sem apresentar interpelações ou diretrizes ideológicas, calcados na ética suprapartidária. Já a formação política pode ser definida a partir de ações guiadas por princípios e valores doutrinários específicos e que impactam o processo de compreensão e atuação política dos participantes de forma a apresentar posicionamentos específicos frente a determinados temas, sendo também possível chamá-la de doutrinação política.

Biografia do Autor

Priscila Schmitz

Doutoranda em Ciência Política no Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP/UERJ). Mestra em História, Política e Bens Culturais (PPHPBC) pelo CPDOC/FGV. Bacharela em Ciência Política pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e bacharela em Ciências Sociais pelo Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IFCS/UFRJ). O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES) – Código de Financiamento 001.

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Publicado

2022-06-21

Como Citar

Schmitz, P. (2022). Educação Política e Doutrinação Política – diferenças e espaços legítimos. Revista Parlamento E Sociedade, 9(17), 33–44. Recuperado de https://parlamentoesociedade.emnuvens.com.br/revista/article/view/217

Edição

Seção

Artigos