Educação Política e Doutrinação Política – diferenças e espaços legítimos
Palavras-chave:
educação política, formação política, doutrinação políticaResumo
O objetivo deste artigo é apresentar uma definição do que se entende por
formação política a partir do deslocamento epistemológico deste termo com o conceito de educação política. Além disso, é também um dos propósitos deste artigo a aproximação do conceito de formação política com o de doutrinação, sobretudo a partir do entendimento das suas características enquanto fenômeno social e político. São salientadas as elucidações produzidas por atividades no ambiente escolar e nas atividades nas instituições legislativas e partidos políticos. Dessa forma, a educação política, apesar das diferentes concepções sobre tais atividades, pode ser compreendida como a produção de programas e atividades contínuos voltados à sociedade civil, tendo como elemento central a dimensão da neutralidade e da defesa da pluralidade e da liberdade individual, sem apresentar interpelações ou diretrizes ideológicas, calcados na ética suprapartidária. Já a formação política pode ser definida a partir de ações guiadas por princípios e valores doutrinários específicos e que impactam o processo de compreensão e atuação política dos participantes de forma a apresentar posicionamentos específicos frente a determinados temas, sendo também possível chamá-la de doutrinação política.
Referências
ALENCAR, C. C.; COSTA, C. B. P.; SILVA, H. C. P.; NÓBREGA, N. C. F.; ANDRADE, R. D. G. A. Projeto Politiquê?: relato de experiências de educação política para jovens. Cadernos Adenauer, Rio de Janeiro, ano XVII, vol 01, 2016.
ALMEIDA, R. E. Pensamento, cultura e educação política no Brasil: algumas reflexões e propostas. Cadernos Adenauer, Rio de Janeiro, ano XVII, vol 01, 2016.
BENEVIDES, M. V. M. Educação para a democracia. Lua Nova, n. 38, p. 223-237, 1996.
BRENNER, A. K. O tempo-espaço da escola e as possibilidades de engajamento político. Cadernos Adenauer, Rio de Janeiro, ano XI, vol 03, 2010
BRASIL. Lei nº 4.740, de 15 de julho de 1965. Brasília, DF, jul 1965. Institui a Lei Orgânica dos Partidos (LOPP).
COSSON, R. Letramento político: por uma pedagogia da democracia. Cadernos Adenauer, Rio de Janeiro, ano XI, vol 03, 2010.
CRICK, B. Educação para a cidadania e o ensino da democracia nas escolas. Relatório final do Grupo Consultivo da Cidadania. Londres: Autoridade de Qualificação e Currículo (QCA), 1998.
DANTAS, H. Apresentação: O caráter essencial da educação política e o desenvolvimento da democracia no Brasil. Cadernos Adenauer, Rio de Janeiro, ano XI, vol 03, 2010
DANTAS, H. Educação política: sugestões de ação a partir da nossa atuação. Rio de Janeiro: Fundação Konrad Adenauer, 133 p. 2017.
DANTAS, H.; COSSON, R.; ALMEIDA, R. E. Educação para a democracia: desafios na prática da formação política de adolescentes. In: BERNARDES, CRITIANE B.; SCHWARTZ, FABIANO P. (Orgs). Comunicação, Educação e Democracia no Legislativo Brasileiro. Brasília: Câmara dos Deputados, Edições Câmara, 2015, p. 91-111.
DUARTE, P.S. Entre a obrigatoriedade e a execução: as fundações partidárias no Brasil e a formação política. Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós Graduação em História, Política e Bens Culturais da Fundação Getúlio Vargas. Rio de Janeiro, 2021.
FORLINI, D. B. Construindo caminhos para a educação política: a percepção dos alunos como um meio para pensar a educação para a democracia. Dissertação (Mestrado em Educação Escolar) – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Faculdade de Ciências e Letras, Araraquara, 2015.
FUKS, M. Explicando os efeitos de programas de socialização política: a experiência do Parlamento Jovem no Brasil. Campinas: Opinião Pública, v. 20, n. 3, dez. 2014, p. 425-449.
FUKS, M.; CASALECCHI, G.A. Formando cidadãos democráticos: considerações sobre os efeitos do Parlamento Jovem mineiro. Cadernos Adenauer, Rio de Janeiro, ano XVII, vol 01, 2016
HENRIQUE, A. L. A função educadora dos partidos políticos no Brasil: mais do que uma agenda de pesquisa, uma responsabilidade social. In: Legislativo pós 1988: reflexões e perspectivas. Câmara dos Deputados. Brasília, 2015.
JARDIM, L. B. S. O que se entende por educação política no Brasil? In: Rev. Parlamento e Sociedade, São Paulo, v. 6, n. 11, p. 33-45, jul. /dez. 2018
NASCIMENTO, A. S.; SILVA, B. S. DA; SEINO, E. Educação para a cidadania: o projeto Parlamento Jovem em Araraquara – SP. Cadernos Adenauer, Rio de Janeiro, ano XVII, vol 01, 2016.
PELLANDA, A. Potencialidades e limitações da educação política no currículo escolar brasileiro: um resgate histórico e uma análise de contexto. Cadernos Adenauer, Rio de Janeiro, ano XVII, vol 01, 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.