Juventude, Engajamento e Cultura Política: uma análise a partir dos movimentos de renovação política
Palavras-chave:
Cultura Política, Democracia, Juventude, RenovaçãoResumo
Embora as instituições e o aparato normativo sejam fundamentais na democracia, é preciso que o sujeito viva e entenda a democracia, exercendo a vida política em todas as suas possibilidades. Após certo distanciamento dos jovens de algumas ações políticas, é preciso incentivar a participação e o seu engajamento na vida política. Em busca de espaços institucionalizados mais atrativos e que, em princípio, venham a se distinguir das estruturas políticas tradicionais, surgem os movimentos de renovação. O artigo tem por objetivo demonstrar a relação dos movimentos de renovação no engajamento dos jovens na política, a partir de sua própria visão enquanto ator político engajado nestes movimentos, analisando se estes movimentos contribuem e constituem mecanismos de construção de uma cultura política democrática.
Referências
ALONSO, A. A política das ruas: protestos em São Paulo de Dilma a Temer. Novos Estudos, São Paulo, n. ju 2017, p. 49-58, 2017.
ARENDT, H. O que é política. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2004.________. Entre o passado e o futuro. São Paulo: Perspectiva, 2000.
BAQUERO, R.; BAQUERO, M. Educando para a Democracia: valores democráticos partilhados por jovens porto-alegrenses. Ciências Sociais em Perspectiva, Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Campus de Cascavel. Centro de Ciências Sociais Aplicadas - (06) 11: 139-153, 2° sem. 2007.
BAQUERO, M. O papel dos adolescentes no processo de construção democrática no Brasil: um estudo preliminar de socialização política. Cadernos de Ciência Política, Porto Alegre, n. 8, jul. 1997.
BAQUERO, M.; BAQUERO, R. V. A.; MORAIS, J. A. de. Socialização política e internet na construção de uma cultura política juvenil no sul do Brasil. Educação & Sociedade, [S.L.], v. 37, n. 137, p. 989-1008, dez. 2016.
BARROS, A. T. de. Educação e Legislação: Desafios para o aprendizado político e a cultura democrática. Educ. Soc., Campinas, v. 37, nº. 136, p.861-872, jul.- set., 2016.
BOOTH, J. A.; HERAS-GÓMEZ, L. Democracy in Latin America: status and prospects. Convergencia, v. 22, n. 67, p. 55-84, 2015.
CORROCHANO, MARIA C.; DOWBOR, MONIKA; JARDIM, FABIANA A. A. Juventudes e participação política no Brasil do século XXI: quais horizontes? Laplage em Revista. 30;4(1):50-66, jan. 2018.
COSTA, J. Bobbio e a Democracia Igualitária (ou) Os Paradoxos de Bobbio. IN: PINHEIRO, D. M; MELO, D.; COSTA, J. (orgs). Democracia: desafios, oportunidades e tendências. Florianópolis: Imaginar o Brasil, 2014.
DANTAS, H.; ESTRAMANHO, R. Como a juventude se relaciona com a democracia: compreensões com base em pesquisas. Cadernos Adenauer, Rio de Janeiro, ano XVI, v. I, 2015.
DANTAS, H.; ALMEIDA, R. E. DE. Educação política no Brasil: desafios aos 30 anos de democracia. Conexão Política. 2015 Jan 1;4(1).
DANTAS, H.; LAMARI, R. E. A relação de jovens do ensino médio com a política: análises a partir de grupos de estudantes de escolas públicas de São Paulo-SP e Itapevi-SP. Revista do Legislativo Paranaense. Curitiba, n.3, Ago/2019, p. 91-107.
DANTAS, H. Partidos Políticos versus movimentos de renovação: um debate necessário. Revista de Debates da Fundação Verde Herbert Daniel. Brasília, n° 332, ano 9 jul/ago/set, 2020.
DANTAS, H.; SODRÉ, M. Renovação? O que de fato verificamos nas eleições de 2018? Cadernos Adenauer XX, n. 1, p. 25-43, 2019.
GROHMANN, G. Questões metodológicas acerca da Renovação Política nos Legislativos. Anais: II Seminário Nacional sobre Comportamento Político. Florianópolis: Centro de Filosofia e Ciências Humanas da UFSC, 1995.
GRÔPPO, L.; SOUSA, G. DE. Educação Política: da rede para as ruas. Revista GEMInIS da Universidade Federal de São Carlos, ano 4, n. 2, v.2, p. 48-64, 2013.
HABERMAS, J. Três modelos normativos de democracia. Lua nova: revista de cultura e política, n. 36, p. 39-53, 1995.
IBOPE, Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística. Levante popular. 18 jul. 2013. Disponível em: <http://www.ibope.com.br/pt-br/conhecimento/Infograficos/Paginas/Levante-Popular.aspx>. Acesso em: 20 out. 2021.
KINZO, M. D. Partidos, eleições e democracia no Brasil pós-1985. Revista Brasileira de Ciências Sociais. v.19, n.54, fev. 2004.
KRAUSKOPF, D. Dimensiones criticas en la participación social de las juventudes. In: BALARNDINI, S. (coord.). La participación social e política de los jóvenes en el horizonte del nuevo siglo. Buenos Aires: CLASCO, 2000.
KUSCHNIR, K.; CARNEIRO, L. P. As dimensões subjetivas da política: cultura política e antropologia da política. Estudos Históricos. Rio de Janeiro, v. 13, n.24, p. 227-250, 1999.
LAVALLE, A. G.; CASTELLO, G. Sociedade, representação e a dupla face da Accountability: cidade do México e São Paulo. Caderno CRH, v. 21, n. 52, pp. 67-86, 2008.
LOPES, Denise M. N. N. Para pensar a confiança e a cultura política na América Latina. Opinião Pública, Campinas, v. 10, n. 1, p. 162-187, 2004.
MALINI, F. A Batalha do Vinagre: por que o #protestoSP não teve uma, mas muitas hashtags. Labic, 14 jun. 2013. Disponível em: <http://www.labic.net/cartografia-das-controversias/a-batalha-do-vinagre-por-que-o-protestosp-naoteve-uma-mas-muitas-hashtags/>. Acesso em: 15 nov. 2021.
MARTINS, J. P. J.; DANTAS, H. O Índice de Participação e a importância da educação. Opinião Pública, Campinas, Vol. X, n° 2, Outubro, 2004, p. 268-287.
MOISÉS, José A. Cultura política, instituições e democracia: lições da experiência brasileira. Revista brasileira de ciências sociais, n. 23, 2008, p. 11-43.
MOISÉS, JOSÉ A.; MENEGUELLO, RACHEL. Os efeitos da desconfiança política para a legitimidade democrática. IN: MOISÉS, JOSÉ A.;
MENEGUELLO, RACHEL. A Desconfiança Política e os seus Impactos na Qualidade da Democracia. São Paulo: Edusp, p.11-24, 2013.
NAZZARI, R. K. Socialização política e construção da cidadania no Paraná – 1993-1994. Dissertação (Mestrado em Ciência Política, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 1995.
PEDREIRA, B. Sonhos da juventude brasileira: a política além do voto. Cadernos Adenauer XVI, n. 1: Juventudes no Brasil. Rio de Janeiro: Fundação Konrad Adenauer, 2015.
PESCHARD, JACQUELINE. La cultura política democrática. 2ed. México DF: Instituto Federal Electoral, 2019.
PINHEIRO, DANIEL M.; PAGANI, CAMILA; MARCHI, JÚLIA DE. Political Education Through Digital Platforms. In: Thirteenth International Conference for ISTR, 2018, Amsterdam. Conference Working Paper Series, 2018. v. XI.
SCHMIDT, J. P. Juventude e política no Brasil: a socialização política dos jovens na virada do milênio. Santa Cruz do Sul, EDUNISC, 2001.
TOMIZAKI, KIMI; SILVA, MARIA G. V.; CARVALHO-SILVA, HAMILTON H. DE. Socialização política. Educação & Sociedade, [S.L.], v. 37, n. 137, p. 929-934, 2016.
WHITAKER, F. et al. Cidadão Constituinte. São Paulo: Paz e Terra, 1989.
ZHANG, W.; JOHNSON, T. J., SELTZER, T.; BICHARD, S. L. The revolution will be networked: The influence of social networking sites on political attitudes and behavior. Social Science Computer Review, 2010, 28(1), 75-92.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.