Cidadania Digital: Avaliando Duas Políticas de Educação Cívica em Goiás

Autores

  • Maria Barretos
  • Marjorie Lynn

Palavras-chave:

políticas públicas, educação cívica, cidadania digital, democracia, participação social

Resumo

O seguinte estudo avalia duas políticas de educação cívica no Estado de Goiás, implementadas pela Controladoria Geral do Estado de Goiás. As duas políticas fortemente tentam enriquecer a cidadania digital com boas práticas cidadãs no meio digital, e ampliam o conhecimento sobre como participar da política, de modo digital e como integrante da sociedade civil. A revisão de literatura e os dados fornecidos pela própria instituição mostram taxas altas de abandono nas etapas iniciais. Pelos projetos serem à distância, tais taxas não são incomuns. Mesmo assim, o número de formandos de ambas as políticas varia entre 14% a 18% dos cidadãos inicialmente inscritos. Há boas avaliações nas pesquisas de satisfação com a população-alvo e as medidas para incentivar a cidadania digital são aprimoradas a cada projeto da equipe de transparência e controle social dentro da CGE. A abordagem diversificada, que incentiva a literacia do cidadão e amplia seu conhecimento de participação social é também um fator importante para o sucesso em políticas de educação cívica digital.

Biografia do Autor

Maria Barretos

Mestranda em Ciência Política pela Universidade Federal de Goiás. Tem experiência como pesquisadora de políticas públicas nas áreas de educação cívica e saúde pública. Atualmente é pesquisadora da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (FAPEG).

Marjorie Lynn

Mestranda em Ciência Política pela Universidade Federal de Goiás. Graduada em Gestão de Políticas Públicas pela Universidade de Brasília e especialista em Gestão e Políticas Públicas pelo Ibmec. Atualmente é Gerente de Controle Social na Controladoria-Geral do Estado de Goiás.

Referências

ARETIO, LORENZO GARCIA. La educación a distancia - de la teoria a la pratica. Barcelona/Espanha: Ariel Educación, 2002.

BITTENCOURT, JOSÉ; OLIVEIRA, RAIMUNDO. Inovação educacional escolar: uma análise a partir de um caso intitulado Seminário de Diversidade “Quebrando o Tabu”. Revista Exitus, v. 10, n. 1, 2020, e020016. https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n0ID1138

BRANCO, ADILSON CRISTIANO; CONTE, ELAINE; BRANCO, LÍLIAN SOARES ALVES. Evasão na EAD: perspectivas de prevenção. Perspectiva – Revista do Centro de Ciências da Educação, v. 38, n. 3, 2020. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2020.e62978

COSTA, DANIELA. A educação para a cidadania digital na escola: análise multidimensional da atuação dos professores enquanto mediadores da cultura digital nos processos de ensino e de aprendizagem. PhD diss., Tese (Doutorado em Educação). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2019.

FILHO, MARCIO CAMARGO CUNHA. O Desencontro entre Direito à Informação e Direito à Verdade: Análise das Práticas da Controladoria-Geral da União. Direito, Estado e Sociedade, n.47, julho/dez 2015, p.91-107

NEVES, BÁRBARA BARBOSA. Cidadania digital? Das cidades digitais a Barack Obama. Uma abordagem crítica. Cidadania digital. Junho 2010, p 143-88. (Neves, 2010)

WNDERLEY, MAURA PARAÍSO. Um estudo de caso sobre iniciativas de inovação aberta no âmbito do Governo Federal. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Pernambuco. Ciência da Computação: Recife, 2018. (Wanderley, 2018)

Downloads

Publicado

2022-06-21

Como Citar

Barretos, M., & Lynn, M. . (2022). Cidadania Digital: Avaliando Duas Políticas de Educação Cívica em Goiás. Revista Parlamento E Sociedade, 9(16), 15–26. Recuperado de https://parlamentoesociedade.emnuvens.com.br/revista/article/view/206

Edição

Seção

Artigos