São Paulo

contornos da educação para cidadania em uma metrópole

Autores

  • Aldaiza Sposati PUC-SP
  • Alex Toledo

Resumo

em a pretensão de esgotar a discussão, o presente trabalho destaca algumas características da sociedade brasileira, constituída sob a égide da cultura social e política de subordinação pela colonização, pela escravidão negra e indígena, pela supervalorização da propriedade da terra com trato subordinativo da dignidade humana, pela frágil valorização da igualdade entre os brasileiros, desde suas diferenças em seus ciclos de vida e a diversidade de gênero. Discute-se o tema em torno de três dimensões, abaixo destacadas, que sustentam a concepção e prática da cidadania na condição de uma construção histórica de natureza político ideológica com nascedouro no século XX.

Biografia do Autor

Aldaiza Sposati, PUC-SP

Profa. Dra. Aldaiza Sposati é professora titular da PUCSP, onde exerce docência e pesquisa coordenando o NEPSAS-Núcleo de Seguridade e Assistência Social e o CEDEST - Centro de Estudos das Desigualdades Socioterritoriais.

Alex Toledo

Prof. Dr. Alex Toledo é filósofo por formação e doutor em Serviço Social na PUCSP. Dedica-se ao estudo da vida, obra e ensinamentos de Antonio Gramsci, campo que vem sendo objeto de seu pós-doutorado.

Downloads

Publicado

2016-01-22

Como Citar

Sposati, A., & Toledo, A. (2016). São Paulo: contornos da educação para cidadania em uma metrópole. Revista Parlamento E Sociedade, 4(6), 33–44. Recuperado de https://parlamentoesociedade.emnuvens.com.br/revista/article/view/61

Edição

Seção

Artigos