Formação como Possibilidade de Aprimoramento Profissional de Dirigentes Municipais de Educação
Palavras-chave:
Formação, Dirigente Municipal de Educação, Políticas Públicas EducacionaisResumo
O objetivo, neste artigo, é apresentar instituições que oportunizam formação aos Dirigentes Municipais de Educação (DMEs). Como procedimento metodológico, o estudo abrangeu: a) levantamento bibliográfico sobre formação dos DMEs; b) apresentação dos DMEs e suas necessidades formativas em diversos âmbitos; e c) levantamento das instituições que oportunizam formação para DMEs. O artigo está pautado nos estudos de Luiz e Riscal (2021); De Bonis e Pacheco (2010); Duarte e Cardoso (2014), que tratam dos DMEs; e Rodrigues e Esteves (1993); Placco e Silva (2000); Antolí, Muñoz e Rodríguez (2001); Pereira (2010), que abordam a formação. Mostra-se que há poucos estudos sobre formação de DMEs e pouca oferta de formações para este público, assim, este artigo pode colaborar para a estruturação de eventuais novas oportunidades formativas ou para aperfeiçoamento das existentes.
Referências
ANTOLÍ, Benedito; MUÑOZ, Francisco Imbernón; RODRÍGUEZ, Beatriz Félez. Necesidades y propuestas de formación del profesorado novel de la Universidad de Barcelona. Revista de Currículum y Formación del Profesorado, v. 5, n. 2, p.0, 2001. Universidad de Granada, Granada, España. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/567/56750205.pdf. Acesso em: 4 jan. 2024.
CUNHA, Célio da; MACEDO, Margareth Leber. Formação dos dirigentes municipais de educação da universidade federal do Tocantins (Pradime-UFT): gestão da educação municipal em foco. Revista Observatório, Palmas, v. 3, n. 5, p. 606-633, ago. 2017. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/3570/11291. Acesso em: 4 jan. 2024.
DE BONIS, Daniel; PACHECO, Regina Silvia. Nem político nem burocrata: o debate sobre dirigentes municipais. In: ABRUCIO et al. Burocracia e política no Brasil: desafios para o estado democrático no século XXI. Rio de Janeiro: Editora da Fundação Getúlio Vargas, 2010.
DIAS, Sonia; DJRDJRJAN, Tatiana Bello. Gestão por processos na educação: a experiência do Programa Melhoria da Educação no Município. Cadernos Cenpec, São Paulo, v. 2, n. 2, p. 269-289. dez. 2012. Disponível em: https://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/190. Acesso em: 22 nov. 2022.
DUARTE, Marisa Ribeiro Teixeira; CARDOSO, Maurício Estevam. Dirigentes municipais de educação no Brasil: regulação intermediária do sistema educacional. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, Goiânia, v. 30, n. 3, p. 513-533, set./dez. 2014. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/57612/34577. Acesso em: 15 dez. 2023.
ESCOLA NACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA (ENAP). Cursos. Disponível em: https://www.enap.gov.br/. Acesso em: 15 dez. 2023.
FUNDAÇÃO MARIA CECÍLIA SOUTO VIDIGAL. BNCC em foco na educação infantil: trajetória teórico-prática para formação de professores. Disponível em:https://primeirainfanciaprimeiro.fmcsv.org.br/bncc-foco-educacao-infantiltrajetoria-teorico-pratica-formacao-professores/. Acesso em: 20 nov. 2023.
GALVÃO, Veronica Bezerra de Araújo; SILVA, Anielson Barbosa da; SILVA, Walmir Rufino da. O desenvolvimento de competências gerenciais nas escolas públicas estaduais. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 38, n. 1, p. 131-147, mar. 2012.
GESTÃO PARA A EDUCAÇÃO MUNICIPAL (GEM). Programa apoiará formação de dirigentes e técnicos municipais. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/component/tags/tag/46901. Acesso em: 15 dez. 2023.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.
IMBERNÓN, Francisco. Formação continuada de professores. Porto Alegre: Artmed, 2010. Disponível em: https://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=dONtDgAAQBAJ&oi=fnd&pg=PA1&dq=forma%C3%A7%C3%A3o+continuada&ots=ttDPlo8jeQ&sig=i0NU6hRdOFJVqazaXjNf7syyLFI#v=onepage&q&f=false. Acesso em: 23 nov. 2023.
INSTITUTO GESTO. Disponível em: https://www.institutogesto.org.br/. Acesso em: 22 nov. 2023.
LUIZ, Maria Cecília; RISCAL, Sandra Aparecida. Gestão da educação municipal. São Carlos: SEad-UFSCar, 2021.
MELHORIA DA EDUCAÇÃO. Disponível em: https://melhoriadaeducacao.org.br/. Acesso em: 15 dez. 2023.
PAZ, Luísa Magalhães Coelho Ávila. Relações entre competências gerenciais, estilos de liderança e desenvolvimento da gestão estratégica: uma análise em organizações públicas. 2018. 157f. Dissertação (Mestrado em Administração) – Universidade de Brasília. Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Programa de Pós-graduação em Administração, Brasília, 2018. Disponível em: http://biblioteca.emater.df.gov.br/jspui/bitstream/123456789/146/1/Rela%C3%A7%C3%B5es%20entre%20compet%C3%AAncias%20gerenciais%20Disserta%C3%A7%C3%A3o%20Lu%C3%ADsa.pdf. Acesso em: 15 dez. 2023.
PEREIRA. Rodnei. O desenvolvimento profissional de um grupo de coordenadoras pedagógicas iniciantes: movimentos e indícios de aprendizagem coletiva, a partir de uma pesquisa-formação. 2017. 251f. Tese (Doutorado em Educação: Psicologia da Educação) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2017. Disponível em: https://sapientia.pucsp.br/bitstream/handle/20429/2/Rodnei%20Pereira.pdf. Acesso em: 15 dez. 2023.
PÉREZ GÓMEZ, A. O pensamento prático do professor: a formação do professor como profissional reflexivo. Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1998.
PLACCO, Vera Maria Nigro de Souza; SILVA, Sylvia Helena Souza da. A formação do professor: Reflexões, desafios, perspectivas. In: PLACCO, Vera Maria Nigro de Souza; ALMEIDA, Laurinda Ramalho de (org). O coordenador pedagógico e a formação docente. São Paulo, SP: Loyola, 2020.
PRADIME. Programa de apoio aos dirigentes municipais de educação. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/pradime. Acesso em: 15 dez. 2023.
CENTRO LEMANN. Programa de formação de lideranças educacionais. Centro Lemann, s/d. Disponível em: https://centrolemann.org.br/. Acesso em: 22 nov. 2023.
RODRIGUES, Ângela; ESTEVES, Manuela. A análise de necessidades na formação de professores. Porto: Porto Editora, 1993.
UNDIME NACIONAL. Disponível em: https://undime.org.br/. Acesso em: 15 jun. 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.