Formação como Possibilidade de Aprimoramento Profissional de Dirigentes Municipais de Educação

Autores

  • Izabel Soares de Souza
  • Maria do Carmo Meirelles Toledo Cruz
  • Sonia Maria Barbosa Dias

Palavras-chave:

Formação, Dirigente Municipal de Educação, Políticas Públicas Educacionais

Resumo

O objetivo, neste artigo, é apresentar instituições que oportunizam formação aos Dirigentes Municipais de Educação (DMEs). Como procedimento metodológico, o estudo abrangeu: a) levantamento bibliográfico sobre formação dos DMEs; b) apresentação dos DMEs e suas necessidades formativas em diversos âmbitos; e c) levantamento das instituições que oportunizam formação para DMEs. O artigo está pautado nos estudos de Luiz e Riscal (2021); De Bonis e Pacheco (2010); Duarte e Cardoso (2014), que tratam dos DMEs; e Rodrigues e Esteves (1993); Placco e Silva (2000); Antolí, Muñoz e Rodríguez (2001); Pereira (2010), que abordam a formação. Mostra-se que há poucos estudos sobre formação de DMEs e pouca oferta de formações para este público, assim, este artigo pode colaborar para a estruturação de eventuais novas oportunidades formativas ou para aperfeiçoamento das existentes.

Biografia do Autor

Izabel Soares de Souza

Pedagoga pela Universidade Camilo Castelo Branco. Mestre pelo Programa de Pós-graduação Mestrado Profissional em Formação de Gestores Educacionais (PPGP-GE) da Universidade da Cidade de São Paulo (Unicid). Trabalha com formação de professores e gestores educacionais. Professora na rede pública de ensino e consultora educacional. E-mail: enairi@gmail.com

Maria do Carmo Meirelles Toledo Cruz

Administradora Pública. Mestra e doutora em Administração Pública e Governo pela Fundação Getúlio Vargas. Professora do Programa de Pós-graduação em Educação e do Mestrado Profissional em Formação de Gestores Educacionais da Universidade Cidade de São Paulo (Unicid) e da Pós-graduação em Gestão Pública da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP). Membro do Instituto de Desenvolvimento de Inovações Tecnológicas, Sociais, Gestão de Políticas Públicas e Justiça Social (JUS) e da Rede de Estudos sobre Implementação de Políticas Públicas Educacionais (Reippe). E-mail: carminhameirelles@gmail.com.

Sonia Maria Barbosa Dias

Graduada em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e em Psicologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE-USP). Especialista em políticas de educação pela Universidade de Vanderbilt. Trabalha com formação e implementação de políticas públicas de Educação desde 2000. Gerente de Desenvolvimento e Soluções no Itaú Social. E-mail: sonia.barbosa-dias@fundacaoitau.org.br

Referências

ANTOLÍ, Benedito; MUÑOZ, Francisco Imbernón; RODRÍGUEZ, Beatriz Félez. Necesidades y propuestas de formación del profesorado novel de la Universidad de Barcelona. Revista de Currículum y Formación del Profesorado, v. 5, n. 2, p.0, 2001. Universidad de Granada, Granada, España. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/567/56750205.pdf. Acesso em: 4 jan. 2024.

CUNHA, Célio da; MACEDO, Margareth Leber. Formação dos dirigentes municipais de educação da universidade federal do Tocantins (Pradime-UFT): gestão da educação municipal em foco. Revista Observatório, Palmas, v. 3, n. 5, p. 606-633, ago. 2017. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/3570/11291. Acesso em: 4 jan. 2024.

DE BONIS, Daniel; PACHECO, Regina Silvia. Nem político nem burocrata: o debate sobre dirigentes municipais. In: ABRUCIO et al. Burocracia e política no Brasil: desafios para o estado democrático no século XXI. Rio de Janeiro: Editora da Fundação Getúlio Vargas, 2010.

DIAS, Sonia; DJRDJRJAN, Tatiana Bello. Gestão por processos na educação: a experiência do Programa Melhoria da Educação no Município. Cadernos Cenpec, São Paulo, v. 2, n. 2, p. 269-289. dez. 2012. Disponível em: https://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/190. Acesso em: 22 nov. 2022.

DUARTE, Marisa Ribeiro Teixeira; CARDOSO, Maurício Estevam. Dirigentes municipais de educação no Brasil: regulação intermediária do sistema educacional. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, Goiânia, v. 30, n. 3, p. 513-533, set./dez. 2014. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/57612/34577. Acesso em: 15 dez. 2023.

ESCOLA NACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA (ENAP). Cursos. Disponível em: https://www.enap.gov.br/. Acesso em: 15 dez. 2023.

FUNDAÇÃO MARIA CECÍLIA SOUTO VIDIGAL. BNCC em foco na educação infantil: trajetória teórico-prática para formação de professores. Disponível em:https://primeirainfanciaprimeiro.fmcsv.org.br/bncc-foco-educacao-infantiltrajetoria-teorico-pratica-formacao-professores/. Acesso em: 20 nov. 2023.

GALVÃO, Veronica Bezerra de Araújo; SILVA, Anielson Barbosa da; SILVA, Walmir Rufino da. O desenvolvimento de competências gerenciais nas escolas públicas estaduais. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 38, n. 1, p. 131-147, mar. 2012.

GESTÃO PARA A EDUCAÇÃO MUNICIPAL (GEM). Programa apoiará formação de dirigentes e técnicos municipais. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/component/tags/tag/46901. Acesso em: 15 dez. 2023.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.

IMBERNÓN, Francisco. Formação continuada de professores. Porto Alegre: Artmed, 2010. Disponível em: https://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=dONtDgAAQBAJ&oi=fnd&pg=PA1&dq=forma%C3%A7%C3%A3o+continuada&ots=ttDPlo8jeQ&sig=i0NU6hRdOFJVqazaXjNf7syyLFI#v=onepage&q&f=false. Acesso em: 23 nov. 2023.

INSTITUTO GESTO. Disponível em: https://www.institutogesto.org.br/. Acesso em: 22 nov. 2023.

LUIZ, Maria Cecília; RISCAL, Sandra Aparecida. Gestão da educação municipal. São Carlos: SEad-UFSCar, 2021.

MELHORIA DA EDUCAÇÃO. Disponível em: https://melhoriadaeducacao.org.br/. Acesso em: 15 dez. 2023.

PAZ, Luísa Magalhães Coelho Ávila. Relações entre competências gerenciais, estilos de liderança e desenvolvimento da gestão estratégica: uma análise em organizações públicas. 2018. 157f. Dissertação (Mestrado em Administração) – Universidade de Brasília. Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Programa de Pós-graduação em Administração, Brasília, 2018. Disponível em: http://biblioteca.emater.df.gov.br/jspui/bitstream/123456789/146/1/Rela%C3%A7%C3%B5es%20entre%20compet%C3%AAncias%20gerenciais%20Disserta%C3%A7%C3%A3o%20Lu%C3%ADsa.pdf. Acesso em: 15 dez. 2023.

PEREIRA. Rodnei. O desenvolvimento profissional de um grupo de coordenadoras pedagógicas iniciantes: movimentos e indícios de aprendizagem coletiva, a partir de uma pesquisa-formação. 2017. 251f. Tese (Doutorado em Educação: Psicologia da Educação) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2017. Disponível em: https://sapientia.pucsp.br/bitstream/handle/20429/2/Rodnei%20Pereira.pdf. Acesso em: 15 dez. 2023.

PÉREZ GÓMEZ, A. O pensamento prático do professor: a formação do professor como profissional reflexivo. Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1998.

PLACCO, Vera Maria Nigro de Souza; SILVA, Sylvia Helena Souza da. A formação do professor: Reflexões, desafios, perspectivas. In: PLACCO, Vera Maria Nigro de Souza; ALMEIDA, Laurinda Ramalho de (org). O coordenador pedagógico e a formação docente. São Paulo, SP: Loyola, 2020.

PRADIME. Programa de apoio aos dirigentes municipais de educação. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/pradime. Acesso em: 15 dez. 2023.

CENTRO LEMANN. Programa de formação de lideranças educacionais. Centro Lemann, s/d. Disponível em: https://centrolemann.org.br/. Acesso em: 22 nov. 2023.

RODRIGUES, Ângela; ESTEVES, Manuela. A análise de necessidades na formação de professores. Porto: Porto Editora, 1993.

UNDIME NACIONAL. Disponível em: https://undime.org.br/. Acesso em: 15 jun. 2022.

Downloads

Publicado

2024-10-04

Como Citar

de Souza, I. S., Cruz, M. do C. M. T., & Dias, S. M. B. . (2024). Formação como Possibilidade de Aprimoramento Profissional de Dirigentes Municipais de Educação. Revista Parlamento E Sociedade, 12(23), 86–104. Recuperado de https://parlamentoesociedade.emnuvens.com.br/revista/article/view/291

Edição

Seção

Artigos