Educar para o Desenvolvimento Socioemocional em Cursos Técnicos: a Percepção de Educadores do Senai
Palavras-chave:
Desenvolvimento Socioemocional, Educação Profissional e Técnica, SENAIResumo
O artigo sintetiza resultados de pesquisa que analisou percepções de educadores que atuam no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial–SENAI sobre o trabalho com aprendizagem socioemocional em cursos técnicos. Metodologicamente, a pesquisa utilizou adaptação de um instrumento criado pela Colaborative for Academic, Social and Emotional Learning – CASEL e um questionário desenvolvido pelos pesquisadores. Os resultados apontam que os educadores possuem compreensão difusa sobre o que seriam competências socioemocionais, apesar de reconhecerem a relevância do trabalho educativo com foco nesta dimensão do desenvolvimento. Também apontam que os educadores buscam desenvolver atividades com ênfase na aprendizagem socioemocional, mas sentem necessidade de formação específica para esta tarefa. Por fim, são apontados os riscos de reducionismo na compreensão do desenvolvimento socioemocional sob uma perspectiva gerencial e a necessidade de aprofundar a pesquisa didática nesta área.
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