A Indisciplina na Percepção de Professores de uma Escola da Rede Pública Estadual Paulista
Palavras-chave:
Indisciplina Escolar, Percepção de Professores, Escola PúblicaResumo
O presente trabalho tem como objetivo compreender as percepções queprofessores, de uma escola da Rede Pública Estadual Paulista, têm sobre a indisciplina escolar. Para o desenvolvimento da pesquisa, de cunho exploratório, nos utilizamos de um questionário composto de questões fechadas que foi aplicado aos professores de uma escola pública do município de Osasco–SP. Na análise interpretativa dos dados pudemos elencar três eixos temáticos: a indisciplina em relação aos estudantes; os conteúdos ministrados e suas relações com a indisciplina; e a participação dos estudantes no processo escolar. Os resultados indicaram que é relevante na organização do processo escolar discutir as condições que geram indisciplina, elaborar normas de convivência com a participação efetiva dos estudantes e, em especial, a gestão democrática, com a participação de todos os envolvidos no processo educacional na tomada de decisões.
Referências
ALBUQUERQUE, Ana Elizabeth Maia de. Educação e autoritarismo: por uma gestão democrática do espaço escolar. Linhas Críticas, [S. l.], v. 10, n. 18, p. 33–48,
ALVES, Mariana Gaio. Viver na escola: indisciplina, violência e bullying como desafio educacional. Cadernos de Pesquisa. v.46 n.161 p.594-613 jul./set. 2016
AQUINO, Julio Groppa. (org.) Indisciplina na Escola: alternativas teóricas e práticas. São Paulo: Summus, 1996.
AUSUBEL, David. P. A Aprendizagem Significativa: a teoria de David Ausubel. São Paulo: Moraes, 1982.
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Centro Gráfico, 1988.
_________. Lei no 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 11990.
_________. Ministério da Educação. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, 20 de dezembro de 1996.
CARVALHO, Marisa; ALÃO, Paula; MAGALHÃES, Joaquim. Da indisciplina ao clima de escola: a voz dos alunos. Revista Portuguesa de Investigação Educacional, n. 17, p. 42-60, 1 jan. 2017.
CUNHA, Marcia Borin; GIORDAN, Marcelo. As Percepções na Teoria Sociocultural de Vigotski: uma análise na escola. Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v.5, n.1, p.113-125, maio 2012.
FERREIRA, Adriana Martins. A gênese da indisciplina na relação professor aluno. IX Congresso Nacional de Educação- EDUCERE. III Encontro Sul Brasileiro de Psicopedagogia. 2009. PUCPR.
FREIRE, P. Conscientização: teoria e prática da libertação – Uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. São Paulo: Moraes, 1980.
_________. Pedagogia do Oprimido. 84 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2019a.
_________. Educação como prática da liberdade. 54 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2019b.
_________. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários para a prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2019c.
GIL. A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1999.
JACOBS, Daniela Bossolani Amato; CIPOLA, Eva Sandra Monteiro;
TAKAHASHI, José Leonardo; MELLO, Alessandro Caetano Fernandes. A indisciplina e seus fatores determinantes. Revista Científica UNAR, v.16, n.1, p.158-172, 2018.
MARTINS, Angela Maria; MACHADO, Cristiane; FURLANETTO, Ecleide Cunico. Mediação de conflitos em escolas: entre normas e percepções docentes. Cadernos de Pesquisa v.46 n.161 p.566-592 jul./set. 2016.
MINAYO, M. C. DE S. Análise qualitativa: teoria, passos e fidedignidade. Ciência & Saúde Coletiva, v. 17, n. 3, p. 621–626, mar. 2012.
OLIVEIRA, Claudeney Licínio; MÜLLER, Antonio José. A indisciplina na escola: desafios e transformações. Educere et Educare, [S. l.], v. 13, n. 29, 2018.
SAVAREZZI, Guilherme; CAMPOS, Pedro Humberto Faria; GIMENEZ, Roberto. O panorama das Representações Sociais de professores sobre a Inclusão na educação. Educação, Ciência e Cultura. v. 28, n. 1, 2023.
SAVIANI, D. Escola e Democracia. 43 ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2019.
SILVA, Antônio Laércio Nunes da; SANTOS, Maria Priscila Miranda dos. Causas da indisciplina escolar. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, [S. l.], v. 9, n. 9, p. 3406–3418, 2023.
TOMÉ, Adonis da Silva; MARTINS, Ida Carneiro; GIMENEZ, Roberto. Educação inclusiva e a relação família-escola: um panorama de duas décadas de produção de conhecimento. Diversidade e Educação. v. 11, n. 2, p. 560–588, 2024. DOI: 10.14295/de.v11i2.15737
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.