A Indisciplina na Percepção de Professores de uma Escola da Rede Pública Estadual Paulista

Autores

  • Renato Carlos da Silva
  • Ida Carneiro Martins
  • Vitor Claudio dos Santos
  • Roberto Gimenez

Palavras-chave:

Indisciplina Escolar, Percepção de Professores, Escola Pública

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo compreender as percepções queprofessores, de uma escola da Rede Pública Estadual Paulista, têm sobre a indisciplina escolar. Para o desenvolvimento da pesquisa, de cunho exploratório, nos utilizamos de um questionário composto de questões fechadas que foi aplicado aos professores de uma escola pública do município de Osasco–SP. Na análise interpretativa dos dados pudemos elencar três eixos temáticos: a indisciplina em relação aos estudantes; os conteúdos ministrados e suas relações com a indisciplina; e a participação dos estudantes no processo escolar. Os resultados indicaram que é relevante na organização do processo escolar discutir as condições que geram indisciplina, elaborar normas de convivência com a participação efetiva dos estudantes e, em especial, a gestão democrática, com a participação de todos os envolvidos no processo educacional na tomada de decisões.

Biografia do Autor

Renato Carlos da Silva

Mestre em Formação de Gestores Educacionais pela UNICID (2021), Docente da Rede Estadual de Ensino de São Paulo

Ida Carneiro Martins

Doutora em Educação pela Unimep (2009), Docente do Programas de Pós Graduação em Educação e do Mestrado Profissional em Formação de Gestores Educacionais da Unicid.

Vitor Claudio dos Santos

Mestre em Educação pela UNICID (2019), Docente da Rede Estadual de Ensino de São Paulo.

Roberto Gimenez

Doutor em Educação Física pela Usp (1998), Docente do Programas de Pós Graduação em Educação e do Mestrado Profissional em Formação de Gestores Educacionais da Unicid

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Publicado

2024-10-04

Como Citar

da Silva, R. C., Martins, I. C. ., dos Santos, V. C. ., & Gimenez, R. . (2024). A Indisciplina na Percepção de Professores de uma Escola da Rede Pública Estadual Paulista. Revista Parlamento E Sociedade, 12(23), 39–58. Recuperado de https://parlamentoesociedade.emnuvens.com.br/revista/article/view/289

Edição

Seção

Artigos