A Gestão da Participação na Educação Infantil: Aspectos da Discricionariedade da Equipe Gestora

Autores

  • Ana Paula Guimarães
  • Cristiane Kerches da Silva Leite

Palavras-chave:

Democracia, Educação Infantil, Gestão Escolar, Implementação, Políticas Públicas

Resumo

O artigo analisa aspectos do exercício discricionário de uma equipe gestora na gestão democrática em um Centro de Educação Infantil (CEI) da Rede Municipal de Ensino de São Paulo entre 2021 e 2022. Entende-se que a gestão democrática: é mediadora para que a educação infantil garanta os direitos de bebês, crianças e famílias; sua implementação não se restringe a ações pontuais, mas deve perpassar o ensino público, conforme a Constituição Federal de 1988 e a atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Articulando a literatura de implementação de políticas públicas com a de gestão escolar, o estudo foi estruturado a partir da triangulação de dados e métodos. A análise qualitativa identificou categorias discricionárias na atuação da equipe gestora, sendo que neste texto analisa-se a categoria denominada “Gestão da Participação”, cujas evidências apontam para o desenvolvimento de práticas de articulação dos colegiados do CEI; de atenção às condições para participação; de regularidade e continuidade dos processos de participação e decisão coletiva e disponibilidade ao diálogo.

Biografia do Autor

Ana Paula Guimarães

Pedagoga, mestranda no Programa Mudança Social e Participação Política (PromusPP) da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH/USP). Investiga a Implementação de Políticas Educacionais. Integra o grupo de pesquisa Fateliku da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP). Supervisora Escolar na Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (SMESP).

Cristiane Kerches da Silva Leite

Bacharel em Economia pela Universidade de São Paulo (1996), mestre e doutora em Ciência Política  ela Universidade de São Paulo (2000 e 2006 respectivamente). Professora Doutora, no curso de graduação em Gestão de Políticas Públicas e de pós-graduação no Programa Mudança Social e Participação Política (PromusPP) da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH/USP).      

Referências

ARELARO, Lisete Regina Gomes. Gestão Democrática não é falácia, é prática social. Revista Parlamento e Sociedade. São Paulo, v. 4, n. 6, p. 65-77, jan./jun.

Disponível em: https://www.saopaulo.sp.leg.br/escoladoparlamento/wp-content/uploads/sites/5/2015/05/REVISTA_PARLAMENTO_SOCIEDADE_2016_NUMERO6_WEB_20161005.pdf. Acesso em: 04 fev. 2024.

ARRETCHE, Marta. Uma contribuição para fazermos avaliações menos ingênuas. In: BARREIRA, Maria Cecília R. Nobre ; CARVALHO, Maria do Carmo Brant (Orgs.). Tendências e perspectivas na avaliação de políticas e programas sociais. São Paulo: IEE/PUC, 2001. p. 43- 56.

ARROYO, Miguel Gonzalez. Gestão democrática: recuperar sua radicalidade política? In: CORRÊA, Bianca Cristina; GARCIA, Teise Oliveira (Org.). Políticas educacionais e organização do trabalho na escola. São Paulo: Xamã, 2008. p. 39-56.

BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Presidência da República, 1988. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 28 mar. 2023.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: Presidência da República, 1996. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 28 mar. 2023.

CELLARD. A análise documental. In: POUPART, Jean et al. A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. 3. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.

FLICK, Uwe. Introdução à Pesquisa Qualitativa (Portuguese Edition). Edição do Kindle. 2009.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 22. Ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GADOTTI, Moacir; Projeto político- pedagógico da escola: fundamentos para a sua realização. In: GADOTTI, Moacir. Autonomia da escola: princípios e propostas. 7ª ed. São Paulo: Cortez, 2012, p. 36- 46.

GUIMARÃES, Ana Paula. Implementação da gestão democrática na educação infantil: análises a partir do exercício discricionário da equipe gestora. 2024. Dissertação (Mestrado em Ciências) – Escola de Artes, Ciências e Humanidades, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2024.

LIBÂNEO, J. C. Organização e gestão da escola: teoria e prática. São Paulo: Heccus Editora. 6ª ed. 2018.

LOTTA, Gabriela Spanghero. Implementação de políticas públicas: o impacto dos fatores relacionais e organizacionais sobre a atuação dos burocratas de nível de

rua no Programa Saúde da Família. 2010. Tese (Doutorado em Ciência Política) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo,

São Paulo, 2010.

LOTTA, Gabriela Spanghero; PIRES, Roberto Rocha Coelho; OLIVEIRA, Vanessa Elias de. Burocratas de médio escalão: novos olhares sobre velhos atores da produção de políticas públicas. In: PIRES, Roberto Rocha Coelho;

LOTTA, Gabriela Spanghero. Burocracia de médio escalão: perfil, trajetória e atuação. Brasília:Enap, 2015. Disponível: https://revista.enap.gov.br/index.php/RSP/article/view/562. Acesso em: 26 jan. 2024. p. 23-56.

LOTTA, Gabriela Spanghero. Teoria e análises sobre implementação de políticas públicas no Brasil. Brasília: Enap, 2019. Disponível em: https://repositorio.enap.gov.br/handle/1/4162. Acesso em: 25 jan. 2024.

LOTTA, Gabriela Spanghero et al. Por uma agenda brasileira de estudos sobre implementação de políticas públicas. Revista do Serviço Público, [S. l.], v. 69, n. 4,

p. 779 - 810, 2018. Disponível em: https://revista.enap.gov.br/index.php/RSP/article/view/2917. Acesso em: 26 jan. 2024.

MINAYO, Maria Cecília de Souza; ASSIS, Simone Gonçalves de; SOUZA, Ednilsa Ramos de. (Orgs.). Avaliação por triangulação de métodos: abordagem de programas sociais. Rio de Janeiro, Editora Fiocruz, 2022. Livro Eletrônico.

MONÇÃO, Maria Aparecida Guedes. Gestão democrática na educação infantil: o compartilhamento da educação da criança pequena. 2013. Tese (Doutorado em

Educação) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. São Paulo, 2013. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-11122013-151305/pt-br.php. Acesso em: 25 jan. 2024.

MONÇÃO, Maria Aparecida Guedes. Gestão na Educação infantil: cenários do cotidiano. São Paulo: Edições Loyola, 202.

MOTA, Maria Océlia. Implementação de políticas públicas educacionais na perspectiva dos agentes burocráticos. Estudos Em Avaliação Educacional, 29(72),

–709. Disponível em: https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/5656. Acesso em 05 fev 2024.

PANIZZOLO, Claudia. E as crianças? Notas sobre a história das creches de São Paulo. In. SÃO PAULO (Município). Secretaria Municipal de Educação. Coordenadoria Pedagógica. Magistério – São Paulo: SME/COPED. Edição especial n.3, 2017. p. 7- 16. Disponível em: https://acervodigital.sme.prefeitura.sp.gov.br/?s=revista+magist%C3%A9rio. Acesso em: 01 fev. 2024.

PARO. Vitor Henrique. Escritos sobre educação. São Paulo: Xamã. 2001.PARO, Vitor Henrique. Diretor Escolar: educador ou gerente? São Paulo: Cortez, 2015.

PARO, Vitor Henrique. Gestão democrática da escola pública. Ebook. 4ª ed. São Paulo: Cortez, 2017.

RICHARDSON, Roberto Jarry et al. Pesquisa social: métodos e técnicas. 3ª ed. São Paulo: Atlas, 2012.

SÃO PAULO. (Município). Decreto 54.453 de 10 de outubro de 2013. Fixa as atribuições dos Profissionais de Educação que integram as equipes escolares das unidades educacionais da Rede Municipal de Ensino. Diário Oficial do Município de São Paulo. São Paulo, n° 194, p. 1 e 3, 11 out. 2013. Disponível em:

http://dobuscadireta.imprensaoficial.com.br/default.aspx?DataPublicacao=19801129&Caderno=DOM&NumeroPagina=1. Acesso em: 01 fev 2024.

SEGATTO, Catharina. I.; EXNER, Marina. K.; & ABRUCIO, Fernando. L. Gestores escolares como gerentes de nível de rua: Tipologia de diretores em escolas municipais brasileiras. Arquivos Analíticos de Políticas Educativas, v. 29, n. 62. 2021. Disponível em: https://epaa.asu.edu/index.php/epaa/article/

view/5727/2632. Acesso em: 25 jan. 2024.

VEIGA, Ilma Passos Alencastro (Org). Projeto político-pedagógico da escola: uma construção coletiva. 14 ed. Campinas, Papirus, 2002.

YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 2.ed. Porto Alegre: Bookman, 2001

Downloads

Publicado

2024-07-03

Como Citar

Guimarães, A. P., & Leite, C. K. da S. (2024). A Gestão da Participação na Educação Infantil: Aspectos da Discricionariedade da Equipe Gestora. Revista Parlamento E Sociedade, 12(22), 59–78. Recuperado de https://parlamentoesociedade.emnuvens.com.br/revista/article/view/281

Edição

Seção

Artigos