Programa Ensino Integral: a Percepção dos Educadores de uma Escola da Região Centro-Sul de São Paulo
Palavras-chave:
Educação Integral, Programa Ensino Integral, Implementação de Políticas Públicas de Educação, Burocracia do Nível de RuaResumo
O artigo apresenta resultados de investigação sobre a implementação do Programa de Ensino Integral – PEI, em uma escola que atende anos finais do ensino fundamental, na região Sul de São Paulo. Metodologicamente, optou-se por uma abordagem qualitativa que envolveu a análise documental da legislação publicada pela Secretaria Estadual de Educação sobre o Programa, do Projeto Pedagógico da escola e a realização, transcrição e análise do conteúdo de sete entrevistas semiestruturadas realizadas com agentes envolvidos no processo de implementação do Programa da Secretaria de Educação e da escola. O estudo revelou uma percepção satisfatória dos agentes implementadores que demonstraram compreender e aderir aos principais elementos do Programa no processo de implementação. Ao mesmo tempo, emergem como limites do Programa a escassez de recursos e a instabilidade na composição do quadro de professores, o que diminui, na visão dos participantes, seus impactos positivos.
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