Implementação do Programa de Alimentação Escolar de São Paulo em Território Vulnerável na Pandemia
Palavras-chave:
: Implementação de Políticas Educacionais, Programa de Alimentação Escolar, São Paulo, Covid-19, Vulnerabilidade Social no TerritórioResumo
Neste texto, apresenta-se investigação sobre os desafios na implementação do Programa de Alimentação Escolar do município de São Paulo no decorrer da pandemia de Covid-19 em territórios vulneráveis. O estudo, com abordagem qualitativa, abrangeu análises documental e de campo, e entrevistas com gestores da administração municipal e de duas unidades escolares de Educação Infantil. Além das alterações nos dispositivos normativos em âmbito municipal, foram detectados adaptações e ajustes de profissionais da administração pública e das escolas, dentre eles, professores investindo recursos próprios para oferecer cestas às famílias que não a haviam recebido. Problemas clássicos da implementação das políticas públicas, como a falta de integração entre os diversos setores responsáveis, dificultaram ações de provimento do direito alimentar. Estar em território vulnerável trouxe um desafio adicional, tendo em vista o aumento de problemas, como a perda de emprego por familiares e a necessidade de mudar de residência.
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