Aproximando Agendas de Pesquisas: o que os Jovens do Sul e de São Paulo Pensam sobre a Política?
Palavras-chave:
Jovens, Educação Política, Socialização PolíticaResumo
A relação dos jovens com a política é uma temática necessária e relevante de ser pesquisada. Tanto para que se possa compreender seu interesse, seus valores e seu posicionamento sobre a democracia e as instituições políticas, ou seja, seu processo de socialização política, como para se pensar políticas públicas direcionadas para uma educação política de qualidade, comprometida em formar cidadãos. Neste artigo, trabalha-se com esta relação, com o objetivo de aproximar agendas de pesquisa do Sul do Brasil e de São Paulo. Ambas trabalham com jovens de ensino médio, de escolas públicas e com aplicação de surveys. Possibilitando a utilização do protocolo quantitativo neste trabalho, não com o intuito de generalizar, mas sim de buscar pontos em comum nas duas pesquisas. Conforme as análises feitas, percebemos que há uma aproximação nos resultados, bem como concluímos a necessidade de uma educação política para fomentar uma cultura política cívica entre os jovens.
Referências
ALMOND, Gabriel; COLEMAN, James. (org.). A política das áreas em desenvolvimento. Rio de Janeiro: F. Bastos, 1969.
ALMOND, Gabriel; POWELL, G. Bingham. Uma teoria de política comparada. Rio de Janeiro: Zahar. 1972.
BAQUERO, Marcello. Qual democracia para a América Latina? Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2013
BAQUERO, Marcello. The youth and the challenges for building democracy in Brazil. Porto Alegre: Editora Escritos. 2019.
COSSON, Rildo. Letramento Político: por uma pedagogia da democracia. In: Cadernos Adenauer XI, n. 3: Educação Política: reflexões e práticas democráticas. Rio de Janeiro: Fundação Konrad Adenauer, 2010.
DANTAS, Humberto. O caráter essencial da Educação Política e o desenvolvimento da democracia no Brasil. Cadernos Adenauer XI, n. 3: Educação Política: reflexões e práticas democráticas. Rio de Janeiro: Fundação Konrad Adenauer, 2010.
DANTAS, Humberto; LAMARI, Roberto. A relação de jovens do ensino médio com a política: análises a partir de grupos de estudantes de escolas públicas de São Paulo -SP e Itapevi-SP. Rev. Legislativo Paranaense, n. 3, p. 91-107. 2019.
DANTAS, Humberto; LYYN, Marjorie; BUENO, Ana Carolina. Democracia na escola – pertencimento e responsabilidade em ambiente pedagógico sob projetos de Auditoria Cívica Escolar (ACE). In. ZILLER, Henrique; RAMALHO, Diego; ALMEIDA, Isabela; DANTAS, Humberto (orgs.) Transparência, responsabilidade e participação política: reflexões com base em conceitos e políticas públicas de educação. Rio de Janeiro: Fundação Konrad Adenauer, 2021.
DANTAS, Humberto; MADEIRA, Gabriel. Cidadania, democracia e política: atitudes e comportamentos políticos de adolescentes envolvidos em ações de “educação política”. Direito, Processo e Cidadania, volume 1, número 3, p. 39-54. 2022.
DANTAS, Humberto; SILVA, Felipe Rivello da; GARCIA, Paulo Marcelo Rocha; VIRGOLINO, Ronival Silva. Educação política, democracia e demanda jovem: a visão de estudantes de ensino médio sobre a política. E-Legis − Revista Eletrônica Do Programa De Pós-Graduação Da Câmara Dos Deputados, n. 12, v. 30, p.115-132.
EASTON, David; DENNIS, Jack. Children in political system: origins of political legitimacy. New York: McGraw-Hill, 1969.
ESTRAMANHO, Rodrigo. Pensamento, cultura e educação política no Brasil. Cadernos Adenauer, Rio de Janeiro, ano XVII, vol 1, 2016.
FUKS, Mário. Atitudes, cognição e participação política: padrões de influência dos ambientes de socialização sobre o perfil político dos jovens. Opinião Pública, Campinas, vol.18, nº 1. 2012.
FUNDAÇÃO KONRAD ADENAUER DO BRASIL. Banco de dados: Cursos de Iniciação Política 2008-2020. 2016. Jennings, M. Kent; Niemi, Richard. The Political Character of Adolescents. Princeton: Princeton University Press. 1974.
MOISÉS, José Álvaro. Cidadania, confiança política e instituições democráticas. In.: MOISÉS, J. A.; MENEGUELLO, Rachel (org.). A desconfiança política e os seus impactos na qualidade da democracia. São Paulo: EDUSP. 2013.
MORAIS, Jennifer. Internet, cultura política e juventude no Brasil. Curitiba: Editora Appris. 2021.
PERCHERON, Annick. La formation politique de l’individu. In: PARODI, J. L. (org.) La Politique. Paris: Hachette, 1971. p. 142-168.
NUPESAL. Núcleo de Pesquisa sobre a América Latina. Banco de dados: Democracia, mídias e capital social: Um estudo comparativo de socialização política dos jovens no Sul do Brasil. 2015/2016.
SANTOS, Alexsandro. Uma promessa não cumprida da democracia: Fragmentos para uma história da educação política na escola básica brasileira. In. DANTAS, Humberto; LUZ, Joyce (coord.). Ciência Política e Políticas de Educação. Rio de Janeiro: Fundação Konrad Adenauer. 2021.
SIGEL, Roberta. Political Learning in adulthood: a sourcebook of theory and research. Chicago/Londres: The University of Chicago Press, 1989.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.