Auditoria Cívica e Projeto Interventivo como exercício de Controle Social nas escolas do Distrito Federal

Autores

  • Carolina Galdino Soares
  • Bruno Henrique Braga
  • Liliane Barbosa Pereira

Resumo

O foco na educação como princípio básico de transformação de uma sociedade é o principal escopo deste artigo, que traz um relato sobre a experiência de projetos desenvolvidos nessa área pela Controladoria-Geral do Distrito Federal. Uma sociedade instruída é fortalecida. O conhecimento muda o potencial de atuação de uma nação, porque esta sabe defender seus direitos e está ciente de suas obrigações. O objetivo principal era levar conhecimento aos estudantes acerca de temáticas importantes para a cidadania, tais como: transparência, educação fiscal, educação financeira e controle social. De forma lúdica e dentro do contexto escolar dos alunos, conteúdos complexos foram transmitidos para que facilitassem a assimilação dos envolvidos, munindo-os com informações suficientes para a realização de uma auditoria pedagógica e um projeto de intervenção. Essas ações propiciaram uma transformação na mente dos participantes do projeto. Eles puderam ver na prática o que era ser um cidadão atuante, capaz de mudar realidades com suas atitudes.

Biografia do Autor

Carolina Galdino Soares

Diretora de Projetos e Apoio à Inovação da Subcontroladoria de Transparência e Controle Social da Controladoria-Geral do Distrito Federal (CGDF). Vive em Brasília, sua cidade natal e sempre se destacou por ser uma pessoa criativa e inovadora. É formada em Letras – Português e Inglês. Seu gosto por aprender, também a levou a ensinar, profissão que exerceu por sete anos até se juntar aos membros da CGDF. A paixão pela leitura e escrita a acompanham desde tenra idade, o que faz com agrado desde então.

Bruno Henrique Braga

Advogado, pós graduado em direito público e gestão governamental ambos pelo Uniceub, servidor público, Analista de políticas públicas e gestão governamental desde 2007 com atuação na área de transparência e controle social desde 2012.

Liliane Barbosa Pereira

Formada em Arquivologia pela Universidade de Brasília(UnB), pós-graduada em Gestão Pública pela União Educacional de Brasília(UNEB). Servidora Pública Distrital desde 2007, atuação na área Transparência Pública entre 2015 e 2019 e na de Controle Social desde 2020.

Referências

ORICOLLI, IRMA SUELI. O controle da Administração Pública pela Cidadania. In: Revista do Direito Público da UEL, vol 01 nº 3 Setembro a Dezembro de 2006.

FREIRE, PAULO. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25ª. Ed. São Paulo, 1996.

VARELA, BARTOLOMEU LOPES. Manual de Auditoria Pedagógica. 2007.

CONTROLADORIA GERAL DA UNIÃO. Controle Social. Disponível em: https://www.gov.br/cgu/pt-br/assuntos/controle-social. Acesso em 30 de outubro de 2021.

Downloads

Publicado

2022-06-21

Como Citar

Soares, C. G., Braga, B. H., & Pereira, L. B. (2022). Auditoria Cívica e Projeto Interventivo como exercício de Controle Social nas escolas do Distrito Federal. Revista Parlamento E Sociedade, 9(16), 115–127. Recuperado de https://parlamentoesociedade.emnuvens.com.br/revista/article/view/213

Edição

Seção

Artigos