Muito além do aprendizado cívico - a experiência do Politizar em Goiânia

Autores

  • Lucas Toshiaki Archangelo Okado
  • Daniel Antônio Cândido Lima
  • Laís Forti Thomaz

Palavras-chave:

Educação Cívica, Participação Política, Renovação Política

Resumo

Os programas de educação cívica têm sido implementados, principalmente nas democracias que surgiram a partir desde período, como instrumentos de promoção da cidadania. No Brasil, os estudos sobre a avaliação de impacto destas iniciativas têm focado na capacidade dos programas de educação cívica em promover seus objetivos, ou seja, desenvolver habilidades cívicas entre seus participantes. A partir de um estudo de caso conduzido no Projeto Politizar, buscou-se evidenciar a existência de outros efeitos, alheios aos objetivos. Os resultados encontrados evidenciam um potencial latente, ainda que limitado, em promover a renovação política e o diálogo entre as casas legislativas e a sociedade civil.

Biografia do Autor

Lucas Toshiaki Archangelo Okado

Doutor em Ciência Política pela Universidade Federal do Paraná. Professor adjunto do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal do Pará. E-mail: lucas.okado@gmail.com.

Daniel Antônio Cândido Lima

Graduando em Relações Internacionais pela Universidade Federal de Goiás.

Laís Forti Thomaz

Doutora em Relação Internacionais pelo Programa Santiago Dantas (UNESP/UNICAMP/PUC-SP). Professora associada da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Federal de Goiás.

Referências

ALMOND, GABRIEL; VERBA, SIDNEY. The Civic Culture: political attitudes and democracy in five nations. New York: [s.n.], 1963.

BARRETO, ALVARO. Reeleição parlamentar: reflexões metodológicas e análise do caso da Câmara de Vereadores de Pelotas (1976-2004). Opinião Pública, v.14, n. 1, p. 123–148, Jun 2008. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-62762008000100005&lng=pt&tlng=pt>.

CASSALECCHI, GABRIEL ÁVILA; GONÇALVES, GUILHERME QUARESMA. O impacto do Parlamento Jovem sobre a confiança dos jovens mineiros. Cadernos da Escola do Legislativo, v. 15, n. 24, p. 71–103, 2013.

CERVI, EMERSON URIZZI. Manual de Métodos Quantitativos para Iniciantes em Ciência Política - Volume 1. Curitiba: CPOP-UFPR, 2017.

CHEN, JOSEPH C.; MARTIN, AKILAH R. Role-Play Simulations as a Transformative Methodology in Environmental Education. Journal of Transformative Education, v. 13, n. 1, p. 85–102, 26 Jan 2015. Disponível em: <http://journals.sagepub.com/doi/10.1177/1541344614560196>.

FINKEL, STEVEN E. Can Democracy Be Taught? Journal of Democracy, v. 14, n. 4, p. 137–151, 2003. Disponível em: http://muse.jhu.edu/content/crossref/journals/journal_of_democracy/v014/14.4finkel.html>.

FINKEL, STEVEN E. Civic Education and the Mobilization of Political Participation in Developing Democracies. The Journal of Politics, v. 64, n. 4, p. 994–1020, 2002.

FINKEL, STEVEN E; ERNST, HOWARD R. Civic Education in Post-Apartheid South Africa: Alternative Paths to the Development of Political Knowledge and Democratic Values. Political Psychology, v. 26, n. 3, p. 333–364, Jun 2005.

FINKEL, STEVEN E; MUELLER, EDWARD. Rational Choice and the Dynamics of Collective Political Action: Evaluating Alternative Models with Panel Data. American Political Science Review, v. 92, n. 1, p. 37–49, 1998.

FLEISCHER, DAVID V. Renovação política-Brasil 1978: eleições parlamentares sob a égide do “pacote de abril”. Revista de Ciência Política, v. 23, n. 2, 1980.

FUKS, MÁRIO. Efeitos diretos, indiretos e tardios: trajetórias da transmissão intergeracional da participação política. Lua Nova: Revista de Cultura e Política, n. 83, p. 145–178, 2011. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-64452011000200006&lng=pt&tlng=pt>.

FUKS, MÁRIO. Explicando os efeitos de programas de socialização política: a experiência do Parlamento Jovem no Brasil. Opinião Pública, v. 20, n. 3, p. 425–449, 2014. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-62762014000300425&lng=pt&tlng=pt>.

FUKS, MÁRIO; CASALECCHI, GABRIEL ÁVILA. Confiança e informação política: as bases cognitivas da mudança atitudinal dos participantes do Parlamento Jovem mineiro. Caxambu: [s.n.], 2011.

GONÇALVEZ, GUILHERME QUARESMA; CASALECCHI, GABRIEL ÁVILA; FUKS, MÁRIO. O impacto do Parlamento Jovem sobre a confiança dos jovens mineiros, 2008. In: AMARAL, E. F. DE L.; GONÇALVES, G. Q.; FAUSTINO, S. H. R. (Org.). Aplicações de técnicas avançadas de avaliação de políticas públicas. Belo Horizonte: Fino Traço Editora, 2014. p. 433–462.

GURZA LAVALLE, ADRIÁN; HOUTZAGER, PETER P.; CASTELLO, GRAZIELA. Democracia, pluralização da representação e sociedade civil. Lua Nova: Revista de Cultura e Política, n. 67, p. 49–103, 2006.

HUNTINGTON, SAMUEL P. The Third Wave: Democratization in the Late Twentieth Century. NOrman: Oklahoma University Press, 1991.

KINDER, D. R. Politics and the Life Cycle. Science, v. 312, n. 5782, p. 1905–1908, 30 Jun 2006.

LO, JANE C. Adolescents Developing Civic Identities: Sociocultural Perspectives on Simulations and Role-Play in a Civic Classroom. Theory & Research in Social Education, v. 45, n. 2, p. 189–217, 3 Abr 2017. Disponível em: <https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/00933104.2016.1220877>.

LÜCHMANN, LIGIA HELENA HAHN. A representação no interior das experiências de participação. Lua Nova: Revista de Cultura e Política, n. 1987, p. 139–170, 2007.

OSBORNE, DANNY; SEARS, DAVID O; VALENTINO, NICHOLAS A. The end of the solidly democratic south: The impressionable-years hypothesis. Political Psychology, v. 32, n. 1, p. 81–108, 2011.

PERES, PAULO; MACHADO, AMANDA. Uma tipologia do recrutamento partidário. Opinião Pública, v. 23, n. 1, p. 126–167, Abr 2017. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-62762017000100126&lng=pt&tlng=pt>.

PUTNAM, ROBERT DAVID. Making Democracy Work. Princeton: Princeton University Press, 1993.

RAGIN, CHARLES C. La Construcción de la Investigación Social: Introducción a los Métodos y a su Diversidad. Bogotá: Siglo del Hombres Editores, 2007.

RUSSELL, CAROL; SHEPHERD, JOHN. Online role-play environments for higher education. British Journal of Educational Technology, v. 41, n. 6, p. 992–1002, Nov 2010. Disponível em: <https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/j.1467-8535.2009.01048.x>.

SAMPAIO, THIAGO; SIQUEIRA, MARINA. Impacto da educação cívica sobre o conhecimento político: a experiência do programa Parlamento Jovem de Minas Gerais. Opinião Pública, v. 19, n. 2, p. 380–402, 2013. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php? script=sci_arttext&pid=S0104-62762013000200006&lng=pt&tlng=pt>.

SANTOS, BOAVENTURA DE SOUSA; AVRITZER, LEONARDO. Introdução: para ampliar o cânone democrático. Democratizar a Democracia: os Caminhos da Democracia Participativa, p. 1–53, 2003.

SEARS, DAVID O; VALENTINO, NICHOLAS A. Politics Matters: Political Events as Catalysts for Preadult Socialization. American Political Science Review, v. 91, n. 1, p. 45–65, 1997.

SIQUEIRA, MARIANA RODRIGUES. Mudanças de Atitudes Políticas de Jovens no Contexto de Projetos de Educação Cívica: A Experiência do Parlamento Jovem Mineiro. 2014, Brasília: [s.n.], 2014.

VERA, ERNESTO ISUNZA. A trama da critica democrática: da participação à representação e à accountability. p. 353–364, 2011.

Downloads

Publicado

2022-06-21

Como Citar

Okado, L. T. A., Lima, D. A. C., & Thomaz, . L. F. (2022). Muito além do aprendizado cívico - a experiência do Politizar em Goiânia. Revista Parlamento E Sociedade, 9(16), 47–59. Recuperado de https://parlamentoesociedade.emnuvens.com.br/revista/article/view/209

Edição

Seção

Artigos