Dados para Accountability – o papel da Tecnologia no Monitoramento Participativo Escolar

Autores

  • Manoel dos Santos
  • Gisele S. Craveiro
  • Emilie Reiser

Palavras-chave:

participação, cidadã, tecnologias cívicas, monitoramento participativo

Resumo

À medida que o mundo se torna cada vez mais monitorado por meio de indicadores facilitados por novas ferramentas digitais, torna-se imperativo classificar as dimensões técnicas e políticas dessa nova tecnologia. O monitoramento participativo, tanto no desenho de indicadores como também na coleta de dados, pode ser um importante instrumento para a participação cidadã no acompanhamento das políticas públicas. O Monitorando a Cidade é uma plataforma de coleta de dados projetada para capacitar cidadãos para transformar suas realidades. Este artigo objetiva analisar casos de uso da mencionada tecnologia cívica no monitoramento participativo de infraestrutura e serviços públicos por comunidades escolares em iniciativas induzidas por órgãos de accountability societal entre 2017 e 2020. A abordagem metodológica é de cunho qualitativo com procedimentos técnicos baseados na pesquisa bibliográfica, estudo de caso e pesquisa documental. A análise aponta que a tecnologia de auditoria é apenas mais um elemento dentro de um ecossistema maior e mais complexo. A utilização da ferramenta dentro de uma mobilização maior, realizada por grupos já estruturados e articulados tem sido importante para que se conseguir ajudar a chamar a atenção para o tema tratado e obter resultados mais concretos.

Biografia do Autor

Manoel dos Santos

Doutorando em Mudança Social e Participação Política pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP e integrante do grupo de pesquisa Colaboratório de Desenvolvimento e Participação (CoLab-USP). E-mail: kalilmanoel@usp.br.

Gisele S. Craveiro

Professora da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP, credenciada no Programa de Pósgraduação em Mudança Social e Participação Política, Líder do grupo de pesquisa Colaboratório de Desenvolvimento e Participação (CoLab-USP). Doutora em Engenharia de Sistemas pela USP, Mestre pela Unicamp em Ciências da Computação. E-mail: giselesc@usp.br.

Emilie Reiser

Líder de Projetos da Democracia Digital. Desenvolvedora da plataforma “Monitorando a Cidade” no Centro de Mídia Cívica do MIT Media Lab. Facilitadora de processos de design colaborativo de tecnologias sociais. E-mail: emilie.reiser@gmail.com.

Downloads

Publicado

2022-06-21

Como Citar

Santos, M. dos ., Craveiro, G. S. ., & Reiser, E. (2022). Dados para Accountability – o papel da Tecnologia no Monitoramento Participativo Escolar. Revista Parlamento E Sociedade, 9(16), 27–45. Recuperado de https://parlamentoesociedade.emnuvens.com.br/revista/article/view/208

Edição

Seção

Artigos