Educação para a Democracia

As experiências das escolas do parlamento de Itapevi e São Paulo

Autores

  • Roberto Lamari
  • Fátima Thimoteo

Palavras-chave:

Educação Política, Escolas do Legislativo, Juventude, Mídias e redes sociais

Resumo

O presente artigo tem o objetivo de compreender o conhecimento de jovens estudantes revelam sobre política e as regras do sistema político a partir de duas pesquisas realizadas em decorrência de iniciativas de educação para a cidadania implementadas pelas escolas legislativas de Itapevi e São Paulo. Revela-se o impacto destas iniciativas na compreensão que os estudantes revelam ao mesmo tempo em que indica a necessidade de ampliar qualitativa e quantitativamente este trabalho de formação política para a cidadania e para a democracia, promovido por escolas do Legislativo. Nos tempos atuais, potencializar este trabalho significa incorporar, inclusive, as linguagens e as novas ferramentas de informação e comunicação indicadas pelos próprios jovens, as quais permitirão maior alcance e a desejável disseminação do conhecimento.

Biografia do Autor

Roberto Lamari

Especialista em Gestão Pública pela EACH – USP e diretor geral da Escola do Parlamento Doutor Osmar de Souza, da Câmara Municipal de Itapevi

Fátima Thimoteo

Mestre em Administração Pública e Governo pela Fundação Getúlio Vargas – EAESP/SP, foi assessora da Escola do Parlamento da Câmara Municipal de São Paulo

Downloads

Publicado

2018-07-10

Como Citar

Lamari, R., & Thimoteo, F. (2018). Educação para a Democracia: As experiências das escolas do parlamento de Itapevi e São Paulo. Revista Parlamento E Sociedade, 6(11), 97–107. Recuperado de https://parlamentoesociedade.emnuvens.com.br/revista/article/view/149

Edição

Seção

Artigos