Escolas Municipais e Escolas Estaduais

Essa variável pesa na percepção sobre política de jovens da Grande São Paulo?

Autores

  • Humberto Dantas

Palavras-chave:

Educação Política, Juventudes, Iniciação Política, Ensino Médio, Escola do Parlamento

Resumo

O que jovens do terceiro ano pensam sobre política? Como enxergam elementos essenciais atrelados à democracia? O presente trabalho se baseia em survey realizado pela Escola do Parlamento da Câmara Municipal de São Paulo em 2018 com jovens de toda a rede de ensino médio municipal de São Paulo-SP, e em pesquisas realizadas em cursos de Iniciação Política ministrados pela Fundação Konrad Adenauer nas periferias da Região Metropolitana de São Paulo com jovens de escolas estaduais nesse mesmo ano. O objetivo é compreender se a variável atrelada à esfera de poder responsável pelo Ensino Médio impacta nas percepções
políticas especificamente dos estudantes do terceiro ano. Parte-se da hipótese, seguindo outras análises comparativas semelhantes, que o fato de o aluno ser de uma escola estadual ou municipal não altera sua relação com princípios e conceitos basilares de política e democracia.

Biografia do Autor

Humberto Dantas

Doutor em Ciência Política pela USP, pesquisador pós-doutorando da FGV-SP em Administração Pública, durante 18 meses presidiu a Escola do Parlamento da Câmara Municipal e coordenou o survey na rede municipal, além de ser o responsável pelos cursos da Fundação Konrad Adenauer nas periferias da Grande São Paulo com alunos da rede estadual.

Downloads

Publicado

2018-07-10

Como Citar

Dantas, H. (2018). Escolas Municipais e Escolas Estaduais: Essa variável pesa na percepção sobre política de jovens da Grande São Paulo?. Revista Parlamento E Sociedade, 6(11), 85–95. Recuperado de https://parlamentoesociedade.emnuvens.com.br/revista/article/view/147

Edição

Seção

Artigos