A Escola Básica e a Educação Política para a Cidadania

Provocações para um debate necessário

Autores

  • Alexsandro Santos

Palavras-chave:

Educação Política para a Cidadania, Escolarização, Educação Básica, Recessão Democrática, Currículo

Resumo

O artigo apresenta uma reflexão a respeito das relações entre qualidade da democracia e educação política para a cidadania, verticalizando sua análise na convocação feita às escolas de educação básica para que assumam parte da responsabilidade pela formação política das crianças, adolescentes e jovens. No esforço analítico, o texto estabelece uma proposta de tipologia em torno de três macrovisões sobre as possibilidades de compreensão da função da escola neste campo a partir da convergência de pesquisadores do campo da educação com pesquisadores do campo das ciências sociais. A título de considerações (não) finais, sugere-se cinco iniciativas importantes para os esforços de educação política para a cidadania na escolarização formal.

Biografia do Autor

Alexsandro Santos

Diretor-Presidente da Escola do Parlamento. É pesquiador, em estágio pós-doutoral junto ao Núcleo de Estudos da Burocracia (NEB-FGV). Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo, professor colaborador junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Unicid e junto ao Mestrado Profissional em Formação de Gestores Educacionais da mesma Universidade e coordenador do curso de Pedagogia da Faculdade do Educador – FEDUC

Downloads

Publicado

2018-07-10

Como Citar

Santos, A. (2018). A Escola Básica e a Educação Política para a Cidadania: Provocações para um debate necessário. Revista Parlamento E Sociedade, 6(11), 17–31. Recuperado de https://parlamentoesociedade.emnuvens.com.br/revista/article/view/143

Edição

Seção

Artigos