A geografia da desigualdade na cidade de São Paulo

Autores

  • Américo Sampaio

Resumo

A noção de cidade é uma convenção social. Não sendo natural, toda e qualquer cidade é construída e desenvolvida pelos seres humanos como um padrão determinado de convivência e de organização social. Esse modo de viver junto é um organismo complexo de interações humanas, como um organismo vivo recheado de relações sociais, ambientais, culturais, políticas e econômicas. É importante destacar que esse arranjo humano tem a capacidade de promover qualidade de vida ou de fragilizá-la. Qual o caminho devemos seguir? Qual a nossa capacidade de construir cidades que garantam a vida? Como produzir cidades nas quais toda a população tenha acesso aos serviços, direitos básicos e dignidade humana? Essas são algumas das perguntas que orientaram a elaboração desse texto. O debate posto no presente artigo tem por objetivo provocar reflexões acerca da noção de cidade, tratando São Paulo como foco principal. Ao analisar seus dados e sua história, busca contribuir para a compreensão de que as desigualdades presentes em nossa cidade não são naturais, mas não por isso devem ser ignoradas pela nossa indignação coletiva. Na primeira parte do texto o(a) leitor(a) encontrará uma breve reflexão sobre o papel das cidades na construção e condução das relações sociais da vida em sociedade. Esse ponto é importante para que não observemos a cidade de São Paulo como um cenário desconectado das relações humanas, ou mesmo como obra do acaso. As cidades não são naturais, assim como São Paulo não é natural.

Biografia do Autor

Américo Sampaio

Sociólogo, Coordenador da Rede Nossa São Paulo, integra o Grupo de Trabalho de Democracia Participativa da mesma instituição, é professor e membro da direção da Escola de Governo, é associado ao Centro Santo Dias de Direitos Humanos, faz parte da Rede pela Transparência e Participação Social (RETPS) e assessora as Escolas de Cidadania da Pastoral Fé e Política. Integra o Conselho Consultivo da Ouvidoria Geral da Defensoria Pública de São Paulo.

Downloads

Publicado

2018-01-10

Como Citar

Sampaio, A. (2018). A geografia da desigualdade na cidade de São Paulo. Revista Parlamento E Sociedade, 6(10), 63–76. Recuperado de https://parlamentoesociedade.emnuvens.com.br/revista/article/view/14

Edição

Seção

Artigos